TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DA ESCOLA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA DELUCC CONSTRUÇÕES

Por:   •  22/5/2019  •  Ensaio  •  5.440 Palavras (22 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E

COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE  ADMINISTRAÇÃO

UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DA ESCOLA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA DELUCC CONSTRUÇÕES

SÃO PAULO- SP

2016

Gabriella Guimarães Scatamacchia – RA.C97AHE-8

Luciele Marina Cavalcante Moreira – RA.D02670-4

Nathalia Sodré Pimentel Santos     – RA.C91500-9

UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DA ESCOLA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA DELUCC CONSTRUÇÕES

Atividades Práticas Supervisionadas – APS – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 2º semestres, do curso  de Administração da Universidade Paulista sob orientação do professor de Evolução do Pensamento Administrativo Luís Fernando C. Martins.

SÃO PAULO-SP

2016

SUMARIO

Introdução....................................................................................................................4

1.Revisão Conceitual...................................................................................................5

2.Estudo do Caso

2.1 .Perfil da empresa Delucc Construções...............................................................11

2.2. Descrição e Identificação de Práticas na Empresa

2.2.1.Níveis Organizacionais e áreas Funcionais (Gestão Administrativa) ...............15

2.2.2.Fluxograma operacional (planejamento de projeto) .........................................17

2.2.3.Estratégias para otimização de custos da empresa..........................................21

2.2.4.Desafios da administração em relação a implantação das áreas funcionais...................................................................................................................23

2.3.Analise e interpretação dos dados.......................................................................27

2.4.Interpretação dos dados.......................................................................................26

3.Consideração Finais................................................................................................28

4.Elementos Pós-Textuais..........................................................................................29


Introdução

O que pretende-se com a APS (Atividade Prática Supervisionada) é buscar, aprender e entender a Evolução do Pensamento Administrativo dentro e fora do ambiente acadêmico, conversando e adquirindo experiências com os responsáveis pela empresa Delucc Construções. Aqui iremos nos aprofundar nos costumes e políticas, procurando descobrir como a Delucc Construções costuma colocar em prática suas estratégias, visão, missão para obter resultados positivos, com clientes satisfeitos, entregas dentro do prazo, obra com ótima qualidade e manutenção.

Também buscamos analisar não só os pontos positivos da empresa, mas também seus pontos fracos e negativos, o que nós, do lado de fora da empresa poderíamos analisar e descobrir o que poderia ser feito para sanar esses pontos fracos.

E iremos abordar contudo que, para uma empresa funcionar de forma correta e esperada, tem que se colocar em prática os princípios de planejar (definir objetivos), organizar (determinar o que deve ser feito, como deve ser feito), dirigir (liderar e motivar os membros da organização) e o controlar (monitorar o desempenho).

As habilidades técnicas (utilizar conhecimento, métodos), conceituais (compreender a complexidade da organização e o comportamento da pessoa na empresa) e humanas (dissemina o trabalho com as pessoas e aplica uma liderança eficiente e eficaz); dentro da Delucc Construções.

  1. Revisão Conceitual

Segundo Papastawridis (2013) o “processo administrativo, em sua concepção clássica, é o conjunto de atividades inter-relacionadas e interdependentes que transformam os insumos provenientes do ambiente em produtos e serviços dotados de valor que atenda às necessidades dos clientes.” Mas para entendermos melhor o processo administrativo, precisamos saber o que é administrar. O conceito básico do ato administrar é trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Nos aprofundando mais no assunto, podemos voltar algumas décadas ao ponto de saber quem criou a administração, isto é, quem são os pais da administração e seus conceitos sobre o processo administrativo.

 A teoria que iniciou todo o mundo de administração que temos hoje é a administração científica (1903), que foi fundada por Frederick Winslow Taylor. Pela biografia de Taylor (1995) tudo se iniciou quando o mesmo largou os estudos aos 18 anos de idade e se tornou mecânico na fabricação de válvulas, ele era um homem de grande força de vontade, dava o melhor em seu trabalho e queria que todos os companheiros também o fizessem, por mais que não conseguissem, ou quisessem.

Aos vinte e três anos começou a aplicar os processos científicos. Inventou um novo modo de cortar aço, que até os dias atuais é usado. Em todo o percurso de sua vida procurou sempre induzir trabalhos que tivessem como consequência melhoria nas condições do rendimento do trabalho como ao aumento da produtividade. Com muito trabalho árduo e estudo sobre o modo como os funcionários trabalhavam ele conseguiu fazer com que 140 homens fizessem o trabalho de 400 a 600 homens. E para chegar a isso, ele usou alguns princípios e conceitos que mudaram até os dias atuais o mundo da administração. As condições de trabalho impostas por Taylor era a adequação de ferramentas de trabalho e equipamentos para minimizar movimentos desnecessários do operário; melhoria do ambiente físico do trabalho para não causar desconforto aos operários durante a produção, isto é, iluminação, ventilação e outros fatores; arranjo físico de máquinas para racionalizar o fluxo de produtividade. Com essas condições veio um conceito conhecido hoje como a lei da fadiga (1995) que nos mostra que a fadiga predispõe o trabalhador à diminuição da produtividade e perda de qualidade, os resultados obtidos devem ser consideravelmente maiores do que os alcançados no sistema iniciativa e incentivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (599.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com