TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANALISE DE CONFLITOS

Por:   •  16/1/2017  •  Artigo  •  50.955 Palavras (204 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 204

Apresentação da disciplina


 

As contínuas e profundas mudanças produzidas nos meios organizacionais colocaram em crise muitos dos paradigmas gerenciais tradicionais. Estes, na atualidade, são estreitos e inoperantes sob as novas circunstâncias da gestão empresarial.

Esta nova situação ficou evidenciada em uma investigação efetuada no início da década de 90. A investigação destacou que as habilidades profissionais fundamentais dos diretores do futuro devem ser: a formulação de estratégias, a direção de recursos humanos, o marketing e as vendas, o manejo das finanças, a negociação e a solução de conflitos, ficando definido o novo perfil de competências que os diretores têm que incorporar a sua atividade.

A negociação é uma forma de vida para os diretores. Apesar de sua importância, os processos e técnicas de negociação, mediação e arbitragem são frequentemente mal compreendidos. Estas técnicas são proveitosas, já que constituem um dos pilares básicos do ofício dos executivos.

Durante esta disciplina o aluno poderá conhecer os aspectos essenciais para entender os aspectos teóricos e práticos relacionados com o conflito e as estratégias de resolução mais utilizadas: "a Negociação", assim como os aspectos essenciais da Mediação e Arbitragem.

Nesta disciplina, os estudantes têm a oportunidade de trabalhar as habilidades e técnicas que lhes permitam desenvolver as competências necessárias para ajudá-los na solução das diferentes situações de conflitos que se têm que enfrentar no contexto trabalhista. Entre as habilidades mais importantes estão incluídas a comunicação assertiva, a escuta ativa, o planejamento dos processos, a determinação de estratégias e táticas, etc., todas elas necessárias na resolução de conflitos.

Todos estes conhecimentos são importantes, já que de acordo com o modo com que enfrentamos os conflitos e as atitudes assumidas, podem ser prevenidos, resolvidos ou acrescentados. Este módulo de desenvolvimento de habilidades, dirigido a resolver conflitos e suas diferentes estratégias, é desenhado para líderes e pessoas vinculadas aos diferentes âmbitos da gestão empresarial pública e privada, pois ajuda a identificar, entender e resolver os conflitos, criando um clima de cooperação e trabalho que potencialize a obtenção de melhores resultados empresariais.

Para a consecução dos objetivos docentes se elaborou uma seleção de exercícios de autoavaliação, reflexão e casos que o aluno deverá responder de forma individual, como via para ajudar a desenvolver e colocar em prática os conhecimentos e habilidades requeridas para resolver conflitos. Posteriormente, será realizado um exame final tipo teste com a ajuda do campus virtual, aonde o aluno poderá encontrar material em formato eletrônico complementar e de apoio ao impresso, resolver dúvidas com tutores em um entorno colaborativo (foros da disciplina) além de intercambiar propostas, inquietações e sugestões com os demais participantes no curso, a respeito dos temas tratados no processo de aprendizagem.

Como conclusão, recomenda-se que o estudante dedique uns minutos a pensar em como orienta a compreensão dos conflitos de forma construtiva, pois na maior parte dos casos os custos são maiores que os benefícios. Igualmente, seria conveniente que avaliasse a diversidade de opiniões como um aspecto positivo no processo de aprendizagem e não como obstáculos que devem ser superados.

 

CAPÍTULO

OBJETIVO PARTICULAR

RESUMO CAPÍTULO

CONTRIBUIÇÃO E RESULTADOS CONSEGUIDOS

1

  • Conhecer as noções teóricas e os conceitos fundamentais que permitem identificar, descrever e analisar casos práticos relacionados ou vinculados a conflitos. 
  • Fazer referência à influência que a diversidade tem nos conflitos e na sua percepção; em função dos protagonistas ou autores, as definições e os tipos fundamentais de conflito; em função de seu nível e âmbito em que se apresentam, as causas que os geram, fases ou etapas pelas quais atravessa um conflito e suas consequências tanto positivas como negativas.
  • Definições e tipos fundamentais de Conflito, em função do nível e âmbito em se apresentam; as causas que os geram. 
  • Fases ou etapas pelas quais atravessam os Conflitos e suas consequências. 
  • Influência das diferentes percepções nos conflitos.
  • O aluno consegue dominar o uso de importantes ferramentas cognitivas para a identificação, descrição, análise e solução de conflitos no âmbito profissional e pessoal. 
  • Conseguirá conhecer com profundidade a influência nos conflitos das diversas percepções que se tem sobre eles.

2

  • Contribuir para a compreensão de um conjunto de conceitos e técnicas relacionadas com o processo negociador, obtendo uma aprendizagem que propicie a realização de negociações efetivas. 
  • Conhecer as fases, curva de resolução e estilos de enfrentamento para o manejo de conflitos. 
  • Conhecer estratégias e técnicas para a resolução de conflitos: negociação, mediação e arbitragem.
  • Manejo, fases e curvas de resolução do Conflito. 
  • Estratégias e Métodos de Resolução do Conflito: Negociação, Mediação e Arbitragem.
  • Consegue conhecer os conceitos e compreender as técnicas para a realização de negociações efetivas.
  • Conhecimento e domínio das estratégias de resolução de conflitos, assim como os estilos de enfrentamento para o manejo destes.

3

  • Conhecer e desenvolver as competências e habilidades associadas à resolução de conflitos.
  • Competências Emocionais, Sociais, Cognitivas e Pessoais para Resolver Conflitos. 
  • Habilidades negociadoras dos especialistas na solução de conflitos. 
  • A Comunicação Não Verbal.
  • Conseguirá conhecer e desenvolver as competências e habilidades necessárias para a solução de conflitos. 
  • Domínio e uso da

Capítulo 1.- Introdução à análise de conflitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (322.1 Kb)   pdf (784.1 Kb)   docx (248.7 Kb)  
Continuar por mais 203 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com