TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANÁLISE INVESTIMENTO

Por:   •  28/8/2016  •  Resenha  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Atualmente ,o mundo veem passando por mudanças drásticas ,principalmente no aspecto econômico e financeiro  ; apresentando assim cenários de grande  incerteza perante que decisão correta deve-se tomar diante  o mercado . Com isso, surgi novas exigências que refletem de maneira direta no ambiente empresarial. Com base isso  investir se tornou necessários para a sobrevivência das empresa e uma maneira de se  ampliar o seu escopo mercadológico.

Investir na empresa é uma forma de se planejar  melhor e prepara-se para o futuro. Pode-se dizer que todo investimento é um comprometimento do dinheiro ou de outro recursos. Por isso esses recursos devem ser bem analisados e não ser expostos de maneira intuitiva, ou seja, deve haver uma análise detalhada  para que não comprometa as finanças da empresa.

Para se ter qual a melhor decisão tomar ,o administrador conta estudos que permitem a viabilidade econômica financeira dos investimentos e administração financeira conta com ferramentas que proporcionam realizar essa analise através  do orçamento de capital. As técnicas mais conhecidas e utilizadas são: o Payback, o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) .

Apesar de existirem vantagens e desvantagens, os métodos são formas de  facilitar no processo de tomadas de decisões de maneira que proporcione ao administrador adequar  o modelo de analise de investimento  a possíveis realidades com base em resultados, em que pode-se  julgar qual o é o projeto  a ser adotado e  o mais aceitável no momento ,para empresa.

  1. PAYBACK

Payback ou retorno é uma técnica no qual se realiza uma analise do prazo de retorno de investimentos.

Os períodos de payback são comumente utilizados na avaliação de investimentos. Trata-se do tempo, necessário para que as empresas recupere seus investimentos inicial em um projeto, calculando com suas entradas e saídas de caixa(Gitman,2004,p. 339)

Gitman(2004) destaca a utilização do método no processo de tomadas de decisão, levando em consideração  da rejeição ou recuperação do projeto, ele será aceito conforme os seguintes critérios :

  • Se o período de payback for menor que o período máximo aceitável máximo aceitável da recuperação, o projeto será aceito.
  • Se o período de payback for maior que o período máximo aceitável máximo aceitável da recuperação, o projeto será rejeitado

A duração do período aceitável de recuperação é definida pela administração de cada empresa .Levando em consideração fatores, levando em consideração o tipo de projeto adotado(expansão ,substituição),o risco oferecido e a relação que se tem em  uma projeção estabelecida  entre o período payback  e o  valor de ação." é simplesmente um número que a administração sente, em média que resultará em decisões de investimentos criadoras de valor"(Gitma,2004,p. 339).

Pode - se levar em consideram ,dois tipos de analise :

  • Payback simples

"È um método direto que não leva em consideração o valor do dinheiro no tempo"(BISCHOFF,2010, 96). O método utilizado para fluxos constantes, seguido a seguinte formula:

[pic 1]

A principal vantagem  da sua utilização desse método com base(BISCHOFF,2010).É sua a fácil implementação e interpretação e é muito utilizado na pratica .tem como principal desvantagem é não levar em consideração do dinheiro no tempo. E que dessa forma não é indicado como único critério de seleção de alternativa de investimento, sendo recomendável que ele seja utilizado em conjunto com outros métodos de avalição.

Ademais, esse método não tem uma relação rentável perante os investimentos e pode favorecer para tomar decisões equivocadas por parte do administrador.

  • Payback descontado

A diferença que se dá em relação ao anterior ,é o  Payback descontado leva em consideração o valor do dinheiro  no tempo."É o tempo de recuperação do investimento, remunerado pela taxa de juros que representa a taxa mínima de atratividade (TMA).”"(BISCHOFF,2010, 105),usando como base a fórmula abaixo:

 > [pic 2][pic 3]

Sendo que:

VP=Valor presente

VF=Valor futuro

i =taxa

n= prazo

O método tem como vantagem , a consideração do dinheiro no tempo. Entretanto não consideradas todas as receitas que ocorrerem  ao longo da vida do projeto. e também não indicado como critério de seleção para escolha de investimentos.

  1. VALOR PRESENTE LÍQUIDO

"É um método que se próxima muito do payback descontado, pois trata-se das somas de todos os períodos que compões o fluxo de caixa""(BISCHOFF,2010, 105).  .E de certa forma precisa ser escolhido uma taxa de desconto ,que deverá refletir o custo de oportunidade do investidor.  Sua fórmula abaixo,é  capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (167.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com