TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNICARIOCA PSICOLÓGIA  DA EDUCAÇÃO JEAN PIAGET

Por:   •  12/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

UNICARIOCA

PSICOLÓGIA  DA EDUCAÇÃO

JEAN PIAGET

Bibliografia:

Jean william frirz Piaget, nasceu no dia 9 de agosto de 1896, neuchÂtel, cantão de neuchÂtel: nacionalidade suíça.

Ocupação: biólogo ,epistemologia genética .

Piaget foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século xx. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou como base no estudo da  Gênese  psicológica do pensamento humano.

Desde criança mostrava interesse pela  natureza ,  foi um menino prodígio , publicou aos 11 anos de idade seu primeiro trabalho sobre sua observação de um pardal albino. Sua adolescência, escreveu artigos científicos e trabalhou as sábados gratuitamente para o museu de história natural.

Seu pai Artur  Piaget, professor doutor de língua e literatura medievais , e de Rebecca  Suzane, uma das primeiras socialistas suíças. Piaget viveu sua infância e adolescência Neuchâtel.

Influenciado por sua mãe, Piaget frequenta a Igreja Independente de Neuchâtel (protestante) no mesmo ano em que inicia a leitura da obra de Henri Bergson, que o influenciou de maneira duradoura, e é envolvido por leituras variadas de filosofia e psicologia. Assiste às aulas de lógica, metodologia científica e psicologia. Confuso, Piaget vive um momento que opõe religião e ciência e se vê impelido a escolher a  ou o conhecimento.

Piaget frequentou a universidade de Neuchâtel onde estudou a biologia e filosofia .

Formou-se em biologia  em 1918  onde recebeu seu doutorado , aos 22 anos.  Após ele se formar Piaget foi para zurich onde trabalhou como psicólogo experimental.         

Em 1919  ele se mudou para França o ano que marcou sua vida e iniciou estudos sobre a mente humana e começou a fazer pesquisa sobre a mente humana e começou a pesquisa sobre o  desenvolvimento e habilidades cognitivas .o conhecimento que ele tinha em biologia fez ele enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo gradativa.

Jean Piaget descobriu através de avaliações que as crianças da mesma faixa etária cometiam os mesmos erros, o que levou ele a acreditar que o pensamento lógico se desenvolvia gradativamente .

Em 1923,ele Piaget se casou com valentine chÂtenay, com quem ele teve três filhas: Jacqueline(1925), Luciene (1927)e Laurent (1931) as  suas teorias em grande parte foi baseadas em estudos e observações de seus filhos ele realizou ao lado de sua esposa Rousseau, na universidade de Genebra.

Piaget desenvolveu diversos campos de estudos científicos : a psicologia do desenvolvimento, a teoria cognitiva que veio a ser chamada de epistemologia genética.
 em um de seus trabalhos Piaget identifica os quatro estágios  de  evolução mental de uma criança , cada estágio e um período onde o pensamento e comportamento infantil e caracterizado por uma  forma  especifica de conhecimento e  raciocínio .

Jean Piaget faleceu em   16 setembro de 1980.Genebra, na Suíça.

Principais conceitos

PIAGET E A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA

ADAPTAÇÃO – processo dinâmico e contínuo no qual a estrutura (organização) genética (biológica) do organismo interage com o meio de modo a reconstruir-se, para melhor sobreviver.

EQUILIBRAÇÃO (MAJORANTE) – processo autorregulador dinâmico e contínuo. Tem a função de produzir uma coordenação constante entre ASSIMILAÇÃO e ACOMODAÇÃO. As assimilações e acomodações e os conflitos que emergem provocam reorganizações em níveis de maior complexidade.

Assimilação : ao agir sobre o meio, o individuo incorpora/integra a si (aos seus esquemas estruturas )elementos novos que pertencem ao meio.

ACOMODAÇÃO

  • Quando modificamos nossa ação/nosso funcionamento a fim de manejar novos conteúdos ou situações (objetos).

  •  Ex.: O bebê percebe quais os movimentos da sua boca usados para sugar o leite que resultam em um sugar mais eficiente, então ele se acomoda ao bico da mamadeira e desenvolve um novo esquema de sugar.
  • DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
  • O DESENVOLVIMENTO é uma EQUILIBRAÇÃO PROGRESSIVA a partir de um estado de menor equilíbrio para um estado mais elevado de equilíbrio.
  • Piaget concebe o desenvolvimento cognitivo como a sucessão de 3 (4) grandes períodos/estágios que partem da ação reflexa e chegam ao pensamento formal, sendo que cada período por sua vez anuncia o seguinte
  • DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
  • Aprendizagem é um processo limitado a um problema, ou a uma única estrutura. É desencadeada pelas situações provocadas por um experimento psicológico, ou por um professor, com respeito a algum tema didático, ou por uma situação externa.
  • Obras

Principais livros de Piaget

  • A linguagem e o pensamento na criança (1923)
  • O juízo e o raciocínio na criança (1924)
  • A representação do mundo na criança (1926)
  • A casualidade física na criança (1927)
  • O julgamento moral na criança (1931)
  • O desenvolvimento das quantidades físicas (1941)
  • A Gênese do número (1948)
  • A geometria espontânea na criança (1948)
  • A Gênese das estruturas lógicas elementares (1959)

INFLUÊNCIA

INFLUÊNCIA DE PIAGET NA ALFABETIZAÇÃO

 O processo de alfabetização  requer muita atenção por parte de educadores e vem passando por várias transformações nos últimos anos. Jean Piaget, biólogo suíço, ocupou-se, dentre outros estudos, de estudar a gênese do desenvolvimento da inteligência humana. Considerava que o ser humano recebe influências genéticas e ambientais, sendo que, através das interações, vai construindo conhecimento. Para o referido autor, que deteve sua pesquisa no desenvolvimento infantil, a criança passa por vários estágios até atingir a competência cognitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (173.8 Kb)   docx (500 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com