TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI RESENHA DO FILME BESOURO

Por:   •  10/7/2019  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI

RESENHA DO FILME BESOURO

Título: Besouro. Diretor: João Daniel Tikhomiraff. Roteiro: Patrícia Andrade, João Daniel Tikhomiraff e Bráulio Tavares. Interpretação: Sérgio Laurentino, Aílton Carmo, Anderson Grillo e outros. Gênero: Ação, Drama, Fantasia. Ano: 2009. Duração: 95 min. Disponível em:          Acesso em:

Resumo

Besouro é um rapaz capoeirista, que antes era conhecido por Manoel, até que, após a morte de seu Mestre, conhecido como Mestre Alípio, que estava sob sua proteção, passa a lutar para defender seu povo da opressão dos coronéis do interior da Bahia, no ano de 1924.

A palavra capoeirista assombrava homens e mulheres, mas o velho escravo Tio Alípio nutria grande admiração pelo menino que, desde cedo, aprendeu com o Mestre os segredos da Capoeira na Rua do Trapiche de Baixo, em Santo Amaro da Purificação, sendo batizado com o apelido de Besouro Mangangá por causa da sua flexibilidade e facilidade de desaparecer quando era preciso.

Após Quero Quero matar o feitor e incriminar Besouro, os homens do coronel passam a caçar o herói que Eliza todos, porém o coronel o mata com a faca de ticum.

O coronel tenta estuprar Dinorá, que namorava Besouro e estava grávida, mas a mesma o massacra com capoeira. O filho de Besouro com Dinorá também recebe o nome de Besouro. O filme acaba com Besouro Jr. sorrindo com cara de mau para o coronel que passa de cavalo.

Mesmo com o fim da escravidão, o negro continua a sofrer e ser tratado de forma violenta, e Besouro, para seu povo, é tido como o único herói latino América, negro, que vai defender a honra do povo brasileiro.

A escravidão no Brasil deixou feridas que ainda não foram cicatrizadas.

 No filme é possível perceber a mentalidade opressora da elite brasileira da época, mas também é notável o orgulho das pessoas que lutaram e que lutam até hoje para poder ocupar um lugar de destaque na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com