TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Por:   •  21/11/2019  •  Artigo  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Matheus Torres de Oliveira

Pedro Donato

Frederico Moraes

Thales Michetti

Rodrigo Kormann

         

MARKETING

BELO HORIZONTE, 06 DE SETEMBRO 2019


  1. Assunto geral escolhido e assunto específico:

Energia renovável (Solar)

  1. Pergunta da pesquisa:

Qual a perspectiva de crescimento do mercado de energia renovável (solar) no Brasil até 2025?

  1. Evidências relacionadas à pergunta da pesquisa:
  • Custos mais acessíveis.
  • Entrada de novas empresas de instalação de placas fotovoltaicas.
  • Existência de outros tipos de energia renovável.
  1. Variáveis relevantes e associações ou relações de causa e efeito:
  • Conscientização da população
  • Poder aquisitivo da população (devido ao alto preço de instalação)
  • Região (Dependendo do clima e da pluviosidade do local, essa forma de gerar energia é ineficiente)
  • Comodismo e conservadorismo
  • Falta de informação

A conscientização da população ajuda na disseminação do uso desse tipo de energia, uma vez que mostra que além do alto rendimento, ela apresenta uma forma limpa de produção. O poder aquisitivo da população limita muito o uso desse tipo de energia, uma vez que a instalação de painéis fotovoltaicos é um pouco cara. A região afeta diretamente na produção dessa energia, uma vez que existem regiões mais e menos favoráveis à instalação de painéis de energia solar. Locais com altos índices de pluviosidade, por exemplo, fazem com que a produção seja ineficiente. O comodismo e conservadorismo vão contra o uso dessa energia, o comodismo fazendo com que as pessoas não tenham motivação pra correr atrás de mudar todo o esquema de energia da sua casa para instalar os painéis, e o conservadorismo fazendo com que as pessoas sejam desconfiadas e não acreditem no potencial real dessa “nova” forma de gerar energia. A falta de informação faz com que as pessoas não saibam de todos os pontos positivos do uso da energia solar, e por isso faz com que elas achem que é apenas uma forma mais cara de gerar energia, sem saber que a energia solar gera uma economia de 95% sobre a conta de luz, por exemplo.

Das variáveis selecionadas, acreditamos que as três primeiras (Conscientização da população, poder aquisitivo e região, sintetizadas em CONSC, PAQ e REG) tenham a maior influência sobre o crescimento do mercado de energia renovável solar no Brasil, uma vez que afetam diretamente a eficiência e a proliferação do uso desse tipo de energia.

A conscientização é deveras importante, uma vez que informa a população e mostra todos os pontos positivos que a energia solar pode angariar para um estabelecimento ou residência, chamando assim a atenção de mais consumidores.

O poder aquisitivo influencia diretamente na quantidade de pessoas que vão usar esse tipo de energia, uma vez que por mais que ela traga uma enorme economia, é necessário um poder aquisitivo pelo menos médio para a instalação dos painéis e modificação do local.


A região por fim, afeta diretamente na quantidade de energia que será produzida, e se valerá a pena ou não instalar os painéis solares, uma vez que em um local que fica nublado quase o dia todo, não será gerada muita energia e consequentemente, não valerá a pena. Em contra partida, em locais com grande incidência de raios solares, a produção será extremamente eficiente.

Relações:

Caso

REG

PAQ

CONSC

Juízo

1

Favorável

Aumenta

Aumenta

+

2

Favorável

Aumenta

Não muda

+

3

Favorável

Diminui

Aumenta

0 ou -

4

Favorável

Diminui

Diminui

-

5

Desfavorável

Aumenta

Aumenta

-

6

Desfavorável

Aumenta

Não muda

-

7

Desfavorável

Diminui

Aumenta

-

8

Desfavorável

Diminui

Diminui

-

  1. Juízo provável detalhado:

1. O aumento do poder aquisitivo e da conscientização das pessoas faz com que a energia solar seja mais utilizada, fazendo com que o mercado cresça.

2. O aumento do poder aquisitivo faz com que mais pessoas possam pagar para ter a energia solar, mesmo que a conscientização não mude de grau, isso faz com que a energia seja mais utilizada e o mercado cresça consequentemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (71.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com