TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Por:   •  27/10/2019  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Disciplina
: Releituras das Mídias Tradicionais na Educação – P

Unidade: 2

Aluno (a): Heliene Sueli Andrade Santos

Natureza do trabalho: Análise de Programa de TV

Local e Data: Belo Horizonte, outubro de 2019

        O programa escolhido foi Pocoyo, episódio: colorindo o mundo, transmitido pela emissora Discovery Kids, YouTube, PBS, Kids, Channel Five, é comercializada também em formato de DVD.

        Pocoyo faz parte da minha rotina de trabalho, meus alunos de 2 anos gostam muito dos episódios. Um programa voltado para o público infantil de 2 a 5 anos de idade. Apesar de ser um programa voltado para crianças de dois a cinco anos, me inquietou o fato do personagem principal (que tem 3 anos de idade no programa), ficar apontando as coisas, mas é nesse momento que percebi maior interação das crianças com os personagens e descobertas propostas pelos episódios, então esse ato de “apontar” seja intencional. A linguagem oral de uma criança de 3 anos, em sua maioria está bem mais desenvolvida nessa idade. O personagem fala algumas palavras, poucas frases o que não condiz com a faixa etária.

        Os objetivos que o programa queria transmitir seria, trabalhar cores, estimular a imaginação, números, formas. O programa em alguns episódios tenta passar questões de valores, amizade, cooperação e alegria.

        A cada acontecimento com o auxilio do narrador combinado com a música, facilita ao telespectador na interação e descobertas proporcionadas pelo desenho.

        Desta forma acredito que o episodio colorindo meu mundo de Pocoyo, atende alguns princípios da educomunicação como alteridade, pois Pocoyo em sua relação com seus amigos, eles fazem descobertas resolvem problemas juntos, na maioria das vezes com ajuda dos amigos e envolve o telespectador em suas aventuras pelas descobertas. Já a relação sociedade individuo a serie sendo indicada para crianças de 2 a 5 anos onde o personagem vivencia situações da mesma idade destinada a seu público, como brincar, descobrir novas coisas, desenvolver laços de amizades com os outros personagens, facilitando a interação com o telespectador. Em relação a conscientização social, esse episódio não abordou.    

REFERÊNCIAS: 

SILVA, Flávia prado Domingos. Princípios educomunicativos: uma análise sobre a série infantil Cocoricó da TV Cultura de São Paulo. XIV Congresso de Ciência da Comunicação na região Sudeste – Rio de Janeiro – 7 a 9 de maio de 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com