TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Um mundo em transformação: um olhar de inicio de século

Por:   •  12/11/2017  •  Resenha  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

 texto “Um mundo em transformação: um olhar de inicio de século”, do autor José Luiz Bizelli, discute a trajetória do Estado Moderno. Movimentos macro estruturais do século anterior, mudaram o modo de produzir e distribuir riquezas nas sociedades atuais e a concentração de renda por consequência gera desigualdades.

Como coloca o autor, a laicização do Estado assim como analise feita por Maquiavel retira o Estado da moral religiosa e legado ético, separando o bem e o mal, pois na escolha por princípios, não se esta livre para escolher o mal. Segundo o autor, os fins quantificáveis dos resultados das ações embora laicos, são coletivos, morais e éticos, resumindo como um bem comum, porem torna-se necessário a construção de um espaço de sobrevivência “comum” e com isso, estabelecido normas de gestão através de uma instituição pública Estado nação e por fim a defesa do espaço criado. A ocasione esta pela fortuna e a virtú, para Maquiavel os conflitos sociais são inconciliáveis, mas impulsionam uma formação social.

Como explica o autor, o estado de natureza passa a nortear a construção da teoria do Estado civil, todo o poder do Estado esta limitado ao trato das coisas do mundo não interferindo nas questões religiosas. Porem como apresenta o texto, a propriedade privada segundo Rousseau, rompe as regras de convivência do Estado de natureza e passa a ser necessário dessa estrutura institucional para combater as desigualdades. Contudo o autor explicita que no fim do século XVIII, o Estado Nação moderno já estava consolidada para poder abandonar a abstração do Estado de natureza e tratar dos desafios e divisão da riqueza. O capitalismo no século XIX atingiu uma fase madura do desenvolvimento. Segundo o autor o pensamento liberal fixou no termo liberdade e esta associado a possibilidade de na economia capitalista exista a livre iniciativa, nele se encontra conceitos de liberdade e igualdade reprocessados a partir de uma idéia restrita de democracia. No século XX, herda o dilema do século anterior, assim como mostra o autor, de como tratar dentro das regras capitalistas a tensão entre laissez- faire e intervencionismo. No século XX a sociedade mostrou a força de binômio Democracia e capitalismo, passando a se possível ao Estado democrático capitalista regular e gerenciar a competição do regime liberal de mercado, de certa forma passa assim assumir um caráter político. A partir da mudança estrutural na composição de forças do modo de produção, no século XX é possível resgata que o movimento pela humanização do mercado, administrado de forma governamental, constitui-se como uma exceção as regras de competição e da acumulação do capital. Por fim, o texto articula entre o desenvolvimento do estado moderno, transformações e dilemas gerencias, nas crises os princípios de gestão criam novas perceptivas de reconstrução estrutural de governo.

 

Referência bibliográfica:

BIZELLI, J.L. “ Um mundo em transformação: um olhar de inicio de século”.Acesso:https://www.researchgate.net/publication/284166253_Um_mundo_em_transformacao_um_olhar_de_inicio_de_seculo 25/06/2017 as 18:32.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com