TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um papel social indispensável

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

Um papel social indispensável

Acredito que em alguns momentos de suas vidas, a maioria dos seres humanos deseja ter filhos e que seus filhos cresçam saudáveis, felizes e autoconfiantes. Para aqueles que o conseguem as recompensas são grandes, mas para os que tem filhos e fracassam em ajudá-los a se tornarem saudáveis, felizes e autoconfiantes, as penalidades em termos de ansiedade, frustração, atritos, e talvez, vergonha e culpa, podem ser severas. Mais do que isto – Um cuidado bem sucedido é a chave principal para a saúde mental da geração seguinte.

Cuidar de um bebê ou de uma criança que já engatinha é uma tarefa que toma 24 horas, por sete dias da semana e é uma tarefa preocupante. Dar tempo e atenção ás crianças significa sacrificar outros interesses e atividades. Estudos após estudos incluindo aqueles em Chicago, tendo Grinker (1962) como pioneiro e que foram continuados por Offer (1969), atestaram que adolescentes e adultos saudáveis, felizes e autoconfiantes são produtos de lares estáveis.

Uma abordagem etológica

O comportamento de apego de uma criança é ativado especialmente pela dor, fadiga, qualquer coisa que cause medo, e também por uma mãe, que seja ou pareça ser, inacessível. As condições que põem fim a este comportamento variam de acordo com a intensidade em que ele surgiu. No entanto é evidente que o comportamento de apego não é, de forma alguma, restrito às crianças.

O comportamento de cuidados, como o comportamento de apego, está em alto grau, pré-programado e pronto para se desenvolver ao longo de certas linhas, quando a condições forem favoráveis. Todos os detalhes de comportamento são aprendidos, alguns durante a interação com outros bebês e crianças e muitos através da observação de como outros pais se comportam. O processo começa na infância desse futuro pai, na  forma como seus pais o tratam e a seus irmãos e irmãs. O comportamento de cuidados nos seres humanos não é, certamente, produto de alguns instintos paternais invariáveis, mas também não é correto considerá-lo um mero produto de aprendizagem. O comportamento de cuidados como eu o vejo , tem fortes raízes biológicas, o que especifica que o comportamento toma em cada um de nós é modificada pela nossa experiência – especialmente durante a infância, adolescência, antes e durante o casamento, e com cada criança.

O inicio da interação mãe-filho

Desde o momento em que o bebê nasce, toda a atenção se volta para ele. Tudo que se refira ao bebê tende a chamar a atenção não só da mãe e do pai, mas também de todos os que estiverem presentes. Selhe for permitido, a mãe tende a passar alguns dias olhando, horas e horas, para sua nova “possesão” embalando-o e conhecendo-o. Normalmente chega um momento em que ela sente que o bebê é ela própria. A mãe sensível comum entra rapidamente em sintonia com ritmo natural de seu bebê, por estar atenta aos detalhes de seu comportamento, descobre o que mais lhe agrada e se comporta de modo a satisfazê-lo . Ao fazê-lo ela não somente o torna feliz como, também, obtém sua cooperação. Porque embora inicialmente a capacidade de adaptação de adaptação do bebê seja limitada, não é de todo ausente e se for permitido que ele cresça em seu devido tempo, logo o bebê estará dando recompensas. Mary Ainsworth e seus colegas perceberam que as crianças cujas mães tinham respondido de modo sensível a seus sinais durante o primeiro ano de vida, não apenas choravam menos durante a segunda metade desse ano do que os bebês de mães que deram menos respostas, como, também, desejavam mais atender aos desejos dos pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com