TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Nota Sobre o Processo de Equipe

Por:   •  6/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fichamento de Estudo de Caso

Luis Carlos Ferreira Junior

Trabalho da Disciplina Gestão de Pessoas,

Tutor: Prof. João Luiz de Oliveira

Brasília - Distrito Federal

2018

Estudo de Caso: Uma Nota Sobre o Processo de Equipe

REFERÊNCIA: Havard Business School. 407 – P02. Octuber 4, 2011

        O Estudo de caso apresentado, refere-se ao caso 407-P02 publicado no ano de 2011 pela Harvad Business School. O autor inicia sua pesquisa sinalizando a vantajosidade de se trabalhar em equipe para alcançar metas organizacionais de maneira eficaz em um ambiente competitivo, e aponta implicações no gerenciamento de pessoas como indivíduos únicos dotados de expectativas e sentimentos. Para melhor compreensão do objetivo proposto ele apresenta uma análise complexa sobre o desenvolvimento de grupos de trabalho que visa os melhores resultados e redução de tempo na execução de tarefas. Ressalta, que em uma atividade de elevado nível, se faz necessário um conjunto de habilidades que quando somados ao comprometimento dos integrantes tornam o resultado satisfatório.

        O texto é apresentado em quatro tópicos: Processo de Equipe Eficaz; Desenvolvimento de Equipe; Trabalho em Equipe e Globalização; e Conclusão.

        Processo de Equipe Eficaz – Relata que grupos de pessoas trabalhando juntas não são necessariamente uma equipe, para tal é primordial que todos estejam engajados em um objetivo comum. Equipes são compostas por pessoas que podem ser influenciadas de maneira positiva ou negativa, sendo necessário observar e identificar os problemas e solucioná-los de imediato. Nesse contexto segue abaixo as características importantes que distingue uma equipe:

        - Processo de tomada de decisão;

        - Participação ativa de todos os membros;

        - Equilíbrio no grau de influência dos membros sobre os demais; e

        - Presença de conflitos construtivos.

        

        Desenvolvimento de equipe – sobre a ótica do autor, para montar uma equipe de trabalho é essencial analisar as características da função a ser exercida e analisar a capacidade e habilidade individual de cada membro, outro aspecto importante é que os integrantes sejam comprometidos, coordenados e motivados em função de suas atividades, cumprindo as três fases descritas no texto (começar, realizar e monitorar).

Trabalho em Equipe e Globalização – A referida pesquisa discorre sobre a dificuldade de criar equipe de trabalho em virtude da economia global. O avanço tecnológico diminui significativamente a distância entre os continentes com relação ao comércio e exploração de novos mercados e com isso também aumentou o nível de diversidade cultural das pessoas que integram as equipes. Atualmente grupos de trabalho compostos por pessoas de nacionalidades diferentes divergem muito, tornado os processos decisórios pouco eficazes. Logo, surge o entendimento da importância dos primeiros momentos da formação de um grupo de trabalho, transmitindo com clareza o que a organização espera de cada membro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com