TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Estudo de Caso: Uma Nota sobre o Processo de Equipe

Por:   •  26/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.212 Palavras (17 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Uma Nota sobre o Processo de Equipe

Nome do aluno (a)

Claudia Caleffi da Silva

Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas

                                            Tutor: Prof.ª Beatriz Acampora e Silva de Oliveira

São Paulo

2017

Estudo de Caso

Uma Nota sobre o Processo de Equipe

A eficácia e a eficiência de um trabalho em equipe

REFERÊNCIA: Harvard Business School | 407-P02 | October 4, 2011

No presente artigo serão abordadas as habilidades relacionadas a processos que ajudam a montar equipes eficientes e eficazes.

Atualmente, no ambiente corporativo, as pessoas trabalham cada vez mais em grupos, pois a experiência, as habilidades de cada indivíduo são necessárias para a realização de grandes tarefas/projetos. As empresas ganham tempo e produtividade com os grupos de trabalho.

Porém, a gestão de equipes por comitê pode ser prejudicial, pois pode comprometer a responsabilidade e a criatividade individual ao tomar decisões pelo mínimo denominador comum.

Processo de Equipe Eficaz

Um grupo de pessoas trabalhando juntas não é, automaticamente, uma equipe. Com o tempo e muito trabalho, o grupo pode se tornar uma equipe. Equipes são formadas por indivíduos e cada um tem suas próprias expectativas, pressuposições e sentimentos e trazem isso para a equipe.

A eficácia ou a ineficácia de uma equipe depende, principalmente, de quatro fatores:

  1. O contexto dentro do qual a tarefa é realizada;
  2. O esforço dedicado à tarefa;
  3. As capacidades utilizadas na realização das tarefas
  4. O processo usado.

Os membros de uma equipe têm pouco ou nenhum controle sobre o contexto. O esforço para atingir o objetivo da tarefa depende fundamentalmente da motivação dos membros da equipe.

As equipes eficazes são construídas sobre o estabelecimento de uma visão comum, criando peças para a construção de uma comunicação aberta e colaboração mútua, identificando e planejando os bloqueios do planejamento e estabelecendo responsabilidades.[1]

Os problemas que as organizações enfrentam, geralmente são complexos demais para serem resolvidos por uma pessoa. É importante que a organização tenha equipes eficientes que consigam resolver os problemas de forma rápida e eficaz. Há estágios necessários para se formar uma equipe de alta performance:

  • Estágio 1: Formação

O primeiro objetivo para a equipe durante o estágio de formação é criar uma equipe com estrutura clara, objetivos, direção e funções para que os integrantes comecem a construir confiança. Durante o estágio de formação muita energia é focada para definir a equipe e a responsabilidade dela. Quanto mais profundos e organizados são no estágio da formação no desenvolvimento da equipe, a transição para os estágios seguintes tem mais probabilidade de sucesso.

  • Estágio 2: Estabilização

Os integrantes aprendem sobre os outros e as tarefas para as quais foram designados. Instalam-se, de alguma forma, nas funções deles na equipe. Padrões de interação e comunicação começam a aparecer enquanto os integrantes passam a trabalhar juntos. Este estágio é crítico para os resultados de sucesso da equipe.

  • Estágio 3: Integração

É durante este estágio que os integrantes se reconhecem e passam a se sentir parte da equipe. Este é o estágio para a equipe forcar nos objetivos, quebrar os objetivos maiores em menores e realizáveis.

  • Estágio 4: Atualização

Durante este estágio, os integrantes experimentam um senso de conforto crescente para expressar suas ideias e sentimentos. Começam a fazer um esforço consciente para acertar as diferenças e alcançar a harmonia do grupo. A comunicação é enfatizada e torna-se mais eficaz.

  • Estágio 5: Maturação

Neste estágio, os integrantes se sentem satisfeitos com o progresso da equipe. Compartilham ideias e estão conscientes de suas próprias forças e fraquezas. Sentem-se confortáveis com padrões e processos da equipe. Aceitam melhor uns aos outros e o comprometimento e a competência são altos. Continuam a aprofundar os conhecimentos e habilidades.

  • Estágio 6: Término (Fim da Equipe)

Algumas equipes chegam ao término quando o objetivo é alcançado. Durante o estágio de fim/término, alguns integrantes podem se tornar menos focados e a produtividade pode cair. Outros integrantes podem pensar que o foco na tarefa que têm em mãos é a resposta eficaz para a mudança do envolvimento da equipe, neste caso, a produtividade tende a aumentar.

O trabalho em equipe envolve pessoas e processos para que o objetivo seja atingido, depois de passar pelos estágios de desenvolvimento da equipe, apresento quatro aspectos principais do processo de equipe: tomada de decisão, participação, influência e conflito.

Tomada de Decisão

A maioria das equipes se reúne para solucionar problemas ou trabalhar oportunidades e isso envolve tomar decisões. Saber lidar com o processo de solução dos problemas é uma das chaves para o sucesso da equipe. Há situações devem ser evitadas. A mais traiçoeira é tomar decisões orientada por soluções. Ao se deparar com o problema, a equipe começa a buscar uma solução e, frequentemente, aceita a primeira solução apoiada por líderes de opinião do grupo, mesmo que soluções tecnicamente melhores sejam apresentadas posteriormente.

A exigência de alcançar esse nível de desempenho do grupo parece depender do desenvolvimento de um estilo de liderança de discussão que maximize os ativos do grupo e minimize suas responsabilidades. O fator crítico no potencial de um grupo é a organização e a integração. Com o treinamento, um líder pode fornecer essas funções e servir como sistema nervoso central do grupo, permitindo assim que o grupo surja como uma entidade altamente eficiente.[2]

Um processo de tomada de decisão onde o raciocínio crítico e o debate são incentivados inclui quatro etapas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (248 Kb)   docx (60.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com