TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso : Uma nota sobre o processo de equipe

Por:   •  5/2/2018  •  Resenha  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Fichamento de Estudo de Caso

CAROLINA HAFNER DA CUNHA

Trabalho da Disciplina: Coaching e Liderança

                                                 Tutor: Prof.Sérgio Behnken

Rio de Janeiro

2018

Estudo de Caso : Uma nota sobre o processo de equipe.

REFERÊNCIA: Harvard Business School. 407-P02, October 4, 2011.

Existem quatro processos que exercem uma influência no trabalho eficaz de uma equipe, são eles: a tomada de decisão, a participação, a influência e o conflito.

Em primeiro lugar, precisa ser encontrado um problema, para que o mesmo seja explorado com o intuito de solucioná-lo. O trabalho em equipe é essencial, pois juntos irão aperfeiçoar as soluções geradas para que o problema seja resolvido.

        A participação de todos os membros da equipe, é de extrema importância, todos devem ser comprometidos, eficazes e capazes de alcançarem as metas estabelecidas, trazendo bons resultados.  Uns contribuem sempre mais que os outros, mas o que importa é que a equipe como um todo seja participativa e produtiva.

        Geralmente, existem membros que entendem mais de certos assuntos problemas e outros que entendem melhor de outros, isso não faz com que eles deixem de ser eficazes, mas sim ter o entendimento melhor dentro que já tem de influência. Contudo, essa influência, acaba causando, certa rejeição de outras ideias, em geral a eficácia do grupo diminui à medida que as alternativas não são totalmente exploradas.

        Os membros da equipe têm que saber aceitar as diferenças e dificuldades uns dos outros, utilizando inclusive dessas diferenças, para somar conhecimento um ao outro, completando o talento geral da equipe. Conflitos existem, porém nem sempre são construtivos, acabam gerando desgastes, cansaço emocional e tensão entre os membros de uma equipe, podendo afetar diretamente em sua eficácia.

A identidade de uma equipe é muito importante para que consigam juntos atingir a meta.

        A construção de uma equipe se inicia com pessoas coordenadas, comprometidas e motivadas, mas para isso, todos os membros precisam se sentir incluídos e adaptados no ambiente da equipe. Quem torna isso possível, é o líder, o papel dele é indispensável, ele que precisa ter as ações corretas sobre seus subordinados, visando sempre a meta proposta.

        Em realização de qualquer trabalho, é preciso definir metas, desenvolver um plano de ação onde todos os membros da equipe fiquem de acordo. É preciso estipular regras de comportamento, distribuir tarefas e principalmente estabelecer padrões de comunicação do grupo, visando evitar conflitos. Uma equipe eficaz precisa ter um bom relacionamento, uma boa comunicação, boas idéias e conseqüentemente, bons resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com