TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA NOTA SOBRE O PROCESSO DE EQUIPE

Por:   •  3/11/2017  •  Resenha  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  2.325 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E COACHING

Fichamento de Estudo de Caso

DÉBORA GALVÃO DOS SANTOS SILVA

Trabalho da disciplina Liderança para Equipes

                                                 Tutor: Prof. Norma Horst Kirsten

SÃO PAULO

2017

Estudo de Caso de Harvard: UMA NOTA SOBRE O PROCESSO DE EQUIPE

Hoje em dia é cada vez mais comum o trabalho em grupo. É possível tomarmos decisões sozinhos de acordo com nossa área de especialização e experiência quando há algo simples a se resolver, porém, pesquisas apontam que ao executarmos tarefas mais complexas, o trabalho em equipe apresenta um melhor resultado.

O problema é que grupos podem não ser tão eficazes se não forem desenvolvidos processos que façam com que os membros que o compõem, hajam com responsabilidade e empenho na tomada de decisões.

Para que possamos montar uma equipe eficaz, é importante abordarmos alguns aspectos do processo de criação e desenvolvimento dos grupos. Desta forma, você obterá algumas ferramentas que poderão ser utilizadas para um melhor desempenho em conjunto.

Processo de equipe eficaz

Para que um grupo de pessoas possa ser considerado uma equipe, é necessário tempo e muito trabalho, pois, cada indivíduo possui suas próprias experiências, sentimentos e expectativas. Ao passo que a equipe se desenvolve, os relacionamentos entre seus membros podem ser benéficos ou não ao objetivo comum. Portanto, é fundamental compreender o que ocorre dentro da equipe para que seja possível a intervenção no processo quando necessário.

Os aspectos do processo de equipe que exercem e sofrem influência de todos os membros são: tomada de decisões, participação, influência e conflito.

Participação

Para que haja uma participação mais igualitária, é preciso ficar atento se todos do grupo estão inseridos no processo de tomada de decisões, pois, normalmente pessoas com posição social mais alta, mais falante ou que possuem mais conhecimento sobre o assunto, tendem a participar mais, porém, isso não significa que podem ter ideias melhores que a dos outros participantes.

Devemos também ficar atentos a linguagem não verbal que os componentes do grupo apresentam durante a reunião. Pessoas mais tímidas costumam esperar que alguém solicite sua participação para que então possam expressar suas opiniões.

O problema de uma participação desigual é que decisões podem ser tomadas baseadas nas primeiras ideias que forem surgindo, independentemente de sua qualidade, impedindo que ideias melhores possam ser apresentadas, o que pode levar ao desinteresse dos outros participantes em se comprometer com a tarefa adotada.

Influência

Influência e participação não é a mesma coisa. Falar muito ou pouco não significa ser ou não influente. Normalmente influência é função de status, conhecimento, experiência etc. É normal que em um grupo algumas pessoas possuam mais influência que outras. O que deve ser observado é se a influência de certos participantes não está impedindo que ideias alternativas sejam devidamente exploradas, fazendo com que a eficácia do grupo seja comprometida.

Conflito

É comum que em meio ao trabalho em equipe existam conflitos, pois, cada membro possui ideias, opiniões e talentos diferentes uns dos outros. Discutir sobre diferentes pontos de vista sobre o que realmente é importante resultam em decisões mais fortes e criativas.

Conflitos afetivos não devem ser ignorados, pois, estes influenciam diretamente na execução de tarefas, uma vez que as diferenças de personalidade podem prejudicar a compreensão e, consequentemente, a realização das atividades.

Desenvolvimento da equipe

É de vital importância haver o máximo de preparação possível antes das primeiras reuniões, pois, os padrões e normas definidas nas mesmas afetarão os membros da equipe pelo restante de seu tempo juntos.  Deve-se começar analisando o tamanho e composição da equipe. Quanto maior o grupo de pessoas, mais difícil gerar coordenação e comprometimento entre os membro do grupo. Competências técnicas, conceituais e interpessoais devem ser levadas em conta.

É importante prestar atenção ao envolvimento do membro com a equipe, colaborando para que ele desenvolva a habilidade de definir objetivos e comprometimento no grupo.

A equipe precisa ser direcionada ao objetivo principal para alcançar os resultados esperados e receber uma avaliação de desempenho completa a fim de reduzir possíveis erros.

Desenvolvendo um método de trabalho

Definir objetivos, metas e método de trabalho é muito importante. É fundamental que a definição dos papéis e de responsabilidade sejam justas entre seu membros, deixando claro como cada componente irá entregar a sua cota parte, contribuindo para o produto do trabalho coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com