TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Nota sobre o Processo de Equipe

Por:   •  17/2/2019  •  Artigo  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fichamento de Estudo de Caso

Renata Evelyn Alvarenga Domingos

Trabalho da Disciplina: Gestão de Pessoas

                                                                Tutor: Prof. João Luiz de Oliveira

Itatiaia

2019

FICHAMENTO

TÍTULO: Gestão de Pessoas.

CASO: Uma Nota sobre o Processo de Equipe.

REFERÊNCIA: 407-P02, Boston Harvard Business School Publishing, 2011

Analisando o texto do caso “Uma Nota sobre o Processo de Equipe” e observando o cenário ao qual vivemos podemos perceber que a realidade do cenário organizacional de tempos mais remotos nada tinha em comparação a que vivemos atualmente. Vivíamos em um cenário totalmente protecionista com um nível de concorrência muito baixo, fazendo com que as organizações investissem pouco em inovação, tornando-as cada vez mais retrogradas se opondo ao progresso, entretanto, em meados dos anos 90 com a abertura do comércio nacional, com a estabilização econômica e a implantação do plano real essa realidade começa a mudar rapidamente no Brasil. A abertura do mercado brasileiro para outros países aumentou de maneira significante a eficiência e a capacidade econômica do país, fazendo com que as empresas buscassem veementemente mecanismos para se tornarem mais competitivas. Por consequência de todo esse processo atualmente as organizações se deparam diariamente com grandes desafios. O processo de globalização vez com que o mercado organizacional sofresse inúmeras interferências influenciando diretamente nas atividades dos mais variados setores organizacionais que atuam mundialmente, sendo assim as empresas tiveram que se adaptar, de modo que mudassem toda a estrutura organizacional e comportamental, rompendo todos os pensamentos e estratégias ultrapassadas passando a dar enfoque cada vez mais para a atualidade, onde o volume de informações, inovações e mudanças eram imensuráveis.

Com a reestruturação das estratégias organizacionais, as empresas passaram a ter como foco principal as pessoas, tanto no cenário interno quanto externo, para se tornar uma organização mais dinâmica, viva e eficiente baseada nos pensamentos e ações das pessoas para atender com flexibilidade e qualidade todas as demandas do mercado. A partir dessas mudanças os gestores são motivados a agregar valor às organizações, implantando no interior das empresas uma nova maneira de gerir estrategicamente as pessoas, assegurando à organização a obtenção de um comprometimento com a visão de futuro, missão da empresa e as expectativas dos clientes, colaboradores e acionistas.

Com o avanço das mudanças, com o aumento do volume de informações, a competitividade se tornou um desafio diário fazendo que as organizações trabalhem cada vez mais em processos decisórios da melhor maneira possível com enfoque em resultados, inovações, flexibilidade e qualidade num período de tempo cada vez curto, sendo assim as organizações perceberam a necessidade de trabalhar em grupos. Uma pessoa com competência para tomar decisões esta apta a tomá-la num curto período de tempo, no entanto, quando as decisões são relativamente complexas haverá a necessidade de uma variedade de habilidades. Com a combinação de habilidades, competências e uma equipe inteiramente comprometida com a união, dando tudo de si, produzem muito mais e consequentemente geram mais resultados.

O texto nos leva ao pensamento de que um trabalho realizado em equipe não é tão simples quanto possa parecer, as equipes são compostas por pessoas que carregam bagagens únicas de experiências, habilidades e sentimentos. À medida que o trabalho em equipe vai se desenvolvendo as competências das pessoas vão se mostrando benéficas ou danosas para a equipe.

A maioria das equipes surge para trazer solução a algum tipo de problema, devendo tomar decisões em grupo. É muito importante que os membros da equipe trabalhem com sinergia a fim de buscar os resultados mais adequados para cada tipo de situação-problema, desse modo, é essencial que cada pessoa possa dar a sua contribuição sem medo de censura, buscando diversas alternativas diferentes para a resolução dos conflitos, criticarem positivamente as alternativas selecionadas com o objetivo de criar melhorias e aperfeiçoamento das propostas, buscarem a reflexão de verdade sobre o que foi dito por cada membro e trabalhar para construir soluções, conhecer a fundo os problemas e não somente os sintomas e para que o desempenho da equipe seja eficaz, seus líderes precisam responder perguntas como: Quais combinações de habilidades ajudariam esta equipe a ser bem sucedida? Quem trabalhará melhor junto? Que valores esta equipe tem incomum? Quais desafios compartilhados a equipe poderia enfrentar e qual a melhor maneira de lidar com eles? Com base nas avaliações das personalidades, habilidades e valores individuais, esses questionamentos fornecem insights que ajudam a responder essas questões e facilitam os desempenhos das equipes.

Compreendemos com o texto que todas as equipes passam por problemas que prejudicam sua eficácia, estes problemas raramente surgem nos estágios iniciais de sua formação, onde os membros estão cada vez mais motivados a oferecerem suas contribuições, quebram suas barreiras pessoais e começam a trabalhar no sentindo de atingir o bem comum fazendo com que o todo seja mais importante do que os interesses individuais, no entanto, não podemos idealizar e dizer que não existem conflitos, com o decorrer dos trabalhos em equipe à medida que as situações vão sendo solucionadas e os resultados alcançados, pode acontecer das pessoas se retraírem mais e se isolarem, o favoritismo, a politicagem e a comodidade, cansaço emocional e o desgaste criativo surjam com força total e as falhas apareçam, essa talvez seja a etapa mais critica para a excelência dos resultados do trabalho em equipe é a hora de examinar os processos das equipes e identificar os conflitos. Somente as equipes com maturidade suficientemente desenvolvidas conseguirão transformar todos esses aspectos negativos em aspectos positivos aproveitando as habilidades de cada um gerando um pensamento em grupo, utilizando as criticas e preocupações para a geração de ideias, minimizando conflitos e maximizando os resultados.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com