TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utopia - Conceito e Opinião

Por:   •  29/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC
Diogo Branco do Santos – 1º Semestre

Resenha: Utopia, por Thomas More


Utopia, termo grego que significa "lugar nenhum". É também a palavra utilizada por Thomas More para dar nome ao seu romance no ano de 1516, apenas 24 anos após o descobrimento da América ter ocorrido.

Se trata de uma obra que descreve como seria a sociedade ideal, na visão do escritor, e se passa em uma ilha-reino imaginária e perfeita chamada de Utopia, onde as pessoas que nela habitam em total harmonia.
A geografia da ilha pode ter sido inspirada nos relatos que set tinha sobre a América, descoberta poucas décadas antes da publicação deste livro.

O autor faz críticas sociais sobre temas que até hoje são atuais, na ilha, a sociedade privada não existe e tudo o que é produzido é dividido de forma igual, fazendo com que mendigos e assaltantes, por exemplo, não existam por lá.

É mostrado como a igualdade seria impossível com a presença da propriedade privada, pois existe a comunhão de bens, o solo é visto como terra a ser cultivada, e não propriedade.
As casas do local não possuem trancas nas portas, todos tem acesso livre a todos os lugares pois como já falado, não existe a propriedade privada, algo que é inimaginável em nossa sociedade hoje.

O trabalho na ilha é dividido de maneira igual para todos, 6h diárias são o suficiente para produzir recursos e as roupas são como um uniforme, todos utilizam vestimentas iguais e confortáveis em qualquer época do ano.

As joias em Utopia como ouro e prata não tem valor algum, e quem as usa são pessoas que cometem crimes, em anéis, correntes e até coroas afim de torna-las desprezíveis mesmo.

Podemos fazer a análise do romance como uma crítica social que já naquela época, século XVI, possuía problemas sociais que temos até hoje como falta de segurança, problemas na divisão de recursos e oportunidades de dentro
da sociedade, como exemplo.

Nos faz pensar como seria a nossa sociedade se não tivéssemos que enfrentar problemas como esses citados e com o tempo livre, desenvolver plenamente nossas capacidades intelectuais.

Mas como o próprio título indica, essa sociedade é utópica até o momento e apenas podemos imagina-la, já que não existe a mínima força de vontade de mudanças que nos levem para este caminho ideal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com