TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIVÊNCIA E EXECUÇÃO DOS TRABALHOS COM MAIOR RELEVÂNCIA REALIZADOS NO GRUPO PET CONEXÕES GESTÃO SOCIAL NOS ANOS DE 2016 E 2017

Por:   •  12/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.597 Palavras (11 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 11

VIVÊNCIA E EXECUÇÃO DOS TRABALHOS COM MAIOR RELEVÂNCIA REALIZADOS NO GRUPO PET CONEXÕES GESTÃO SOCIAL NOS ANOS DE 2016 E 2017

Eulita de Souza Morais1, Rafaele de Souza Gama1, Elisabete Estradiotto Siqueira2.

1Alunas do PET Conexões Gestão Social do Curso de Administração  (PETCGS) – Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Mossoró – RN, Brasil

2Tutor do PET Conexões Gestão Social (PETCGS) - Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Mossoró – RN, Brasil

{eulit_@hotmail.com, rafaele.souzag@gmail.com, betebop@ufersa.edu.br}

RESUMO

O artigo apresenta as atividades realizadas pelo grupo PET Conexões Gestão Social, no contexto do ambiente acadêmico e na sociedade. O objetivo é explorar a vivência e execução dos trabalhos com maior relevância realizados no grupo nos anos de 2016 e 2017, levando em consideração o tripé ensino, pesquisa e extensão, que permeiam o Programa de Educação Toturial – PET. Para tal, foi realizado levantamento documental (relatórios, atas e diários de campo) de cada atividade. Os resultados sugerem e que essa vivência tem proporcionado um diferencial na formação desses estudantes e de alguma forma tem aproximado setores da sociedade da universidade, promovendo uma troca de saberes.

.

Palavras-chave: Pet Gestão Social. Perspectivas. Desenvolvimento Acadêmico. Agricultura Familiar.

ABSTRACT

The article presents the activities carried out by the group PET Connections Social Management, in the context of the academic environment and in the society. The objective is to explore the existence and execution of the works with bigger relevance carried out in the group in the years of 2016 and 2017, taking into account the tripod I teach, inquiry and extension, that they permeate the Program of Education Tutorial – PET. For such, there was carried out documentary lifting (reports, minutes and field diaries) of each activity. The results suggest and what this existence has been providing differential in the formation of these students and of some form has been bringing near sectors of the society of the university, promoting an exchange of knowing.

key words: Pet Management Social. Perspectives. Academic Development. Family farming.

  1. INTRODUÇÃO

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar as atividades acadêmicas que integram o ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante.  O Grupo PET – Gestão Social tem como um de seus campos de atuação a Agricultura Familiar da região de Mossoró e seus grupos de estudos tem como objetivo romper com a concepção instrumental da administração como orientadora única das ações

gerenciais, nesse sentido contribuindo com a formação pretendida na missão da universidade.

O Grupo PET – Gestão Social tem como objetivo aprimorar a formação dos discentes do Curso de Administração oferecendo uma perspectiva de formação interdisciplinar, com ênfase no trabalho de equipe, e com o foco teórico da gestão social, tendo como campo de atuação privilegiado a agricultura familiar

Visto a relevância das atividades na formação de estudantes e homens que saibam discernir sobre o ambiente em que ele está, e desenvolver a capacidade de se integrar as condições e questões da sociedade, o objetivo deste trabalho é explorar a vivência e execução dos trabalhos com maior relevância realizada no grupo Pet Conexões Gestão Social nos anos de 2016 e 2017, levando em consideração o tripé ensino, pesquisa e extensão, que permeiam o Programa de Educação Tutorial – PET, considerando o ensino-aprendizagem associado as perspectivas da realização das atividades desenvolvidas.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Os programas de educação tutorial permitem que os discentes da universidade possam atuar na comunidade de forma afirmativa:

Em síntese, trata-se de políticas e de mecanismos de inclusão concebidos por entidades públicas, privadas e por órgãos dotados de competência jurisdicional, com vistas à concretização de um objetivo constitucional universalmente reconhecido – o da efetiva igualdade de oportunidades a que todos os seres humanos têm direito(GOMES E SILVA, 2003, p 94 - 95).

Concordando com Gomes e Silva (2003, p 94 – 95), “na concretização de um objetivo que é a igualdade e oportunidades para os seres humanos”, o grupo entende que a disseminação de oportunidade, conhecimento e igualdade são a forma mais básica de lidar com os aspectos do dia a dia e a vivência em grupo e na comunidade inserida.

Percebemos nosso mundo não só por meio de sentidos físicos, mas também morais, que são as valorações geradas por meus atos que sempre se realizam em presença e em cooperação com o outro ser humano, por intermédio de uma tríplice ótica na qual vemos o mundo: eu-para-mim, eu-para-outro, outro-para-mim, de tal modo que o mundo resulta ser o espaço onde se desenvolve nossa atividade, concebida sempre em uma estreita participação do outro (BUBNOVA, 2011, p. 272).

Levando em consideração a participação e partilha com o “outro”, com a comunidade acadêmica, com os colegas do grupo PET e as comunidades inseridas nos projetos de extensão, procuramos dialogar e contextualizar ideias, planos de ação e produções acerca do que é vivenciado.

  1. METODOLOGIA

Para a coleta de dados necessários para explorar as experiências vivenciadas empiricamente pelo grupo em suas atividades, a metodologia utilizada foi documental. Por meio da leitura de relatórios anuais de atividades, referentes aos anos de 2016 e 2017, confeccionados pelos próprios petianos para descrever suas vivências e sentimentos. Filtramos as atividades que, segundo os relatos, são mais significativas em seu aprendizado, realizações pessoais e conhecimentos adquiridos na realização das atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (200.1 Kb)   docx (281.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com