TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SATISFAÇÃO COM O TRABALHO: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA EMPRESA DE COMERCIO VAREJISTA DE IMPERATRIZ-MA

Por:   •  9/5/2017  •  Artigo  •  3.480 Palavras (14 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 14

SATISFAÇÃO COM O TRABALHO: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA EMPRESA DE COMERCIO VAREJISTA DE IMPERATRIZ-MA

RESUMO: O presente artigo demonstra que atualmente organizações vivenciam um problema de funcionários insatisfeitos. Perante o aumento da necessidade de valorização do colaborador como um indivíduo que agrega valor à empresa, este estudo analisou a satisfação dos colaboradores de uma organização de comercio varejista de Imperatriz- MA, fundamentado nas causas da satisfação e insatisfação, e os efeitos do descontentamento, de modo que se tenha a exata noção de como lidar com funcionários descontentes. Deste modo, foi realizada uma pesquisa com abordagem quantitativa, que apontou de maneira geral, que os colaboradores estão satisfeitos com o trabalho, porem foram vistos alguns casos de insatisfação, que buscam mais incentivos, promoções, melhores salários, para que assim possa vir atingir um contentamento no trabalho.

Palavras chave: Satisfação com o trabalho, colaborador, organização e insatisfação.

 ABSTRACT: This article demonstrates that organizations currently experiencing a problem of disgruntled employees. Given the increased need for appreciation of the employee as an individual who adds value to the company, this study analyzed the satisfaction of employees of a retail trade organization Imperatriz- MA , based on the causes of satisfaction and dissatisfaction , and the effects of discontent, so that they have an accurate picture of how to deal with disgruntled employees . Thus, a survey was conducted with a quantitative approach , which showed in general, that employees are satisfied with the work , however were seen some cases of dissatisfaction , seeking more incentives , promotions , better wages , so that might reach contentment at work.

Keywords: Job satisfaction, employee, organization and dissatisfaction.

INTRODUÇÃO

           Hodiernamente a satisfação no trabalho vem sido apontada com grande influência sobre o trabalhador, nos dias de hoje as organizações tem sido desafiadas a uma constante modernização e adequação ao novo contexto produtivo, entre elas também se enquadra ao de gestão de pessoas. Nesse sentido, a avaliação da satisfação do quadro funcional é um dos fenômenos que aponta a qualidade da gestão, que inevitavelmente determina qualidade e quantidade de produção.  A satisfação é entendida como uma realização profissional, o que o individuo tem de seu trabalho, e o que ela esta obtendo.

A satisfação é demonstrada através de prazer emocional que resulta avaliação profissional com o trabalho realizado e com os objetivos alcançados. No entanto satisfação e insatisfação no trabalho permanecem juntas, porém são atitudes opostas quando é manifestada na forma de contentamento (satisfação) e com (sofrimento) é a insatisfação. O trabalho é entendido como uma dinâmica, onde apresenta uma interação de papéis, responsabilidades, conhecimento sobre as ações praticadas, benefícios, recompensas etc. Satisfação é uma atitude de contentamento com ás condições sociais, local de trabalho e a parte física, a definir como se sente em relação ao seu trabalho, podendo ser positivo ou negativo.

 Para o individuo sentir-se bem com seu trabalho ele necessita estar bem com as tarefas que estar realizando e principalmente com o estado psicológico positivo. Deste modo a variedade de habilidade executada em cada tarefa, a identificação com o trabalho dentro fora da empresa. A identificação com a atividade e com a organização fortalece a pessoa a envolver-se e comprometer-se com a organização podendo empregar esforços além das expectativas de rotina. No entanto, para isso ser mantido também é necessário, esforços, por partes dos gestores, para desenvolver no seu quadro de políticas atenção a algumas necessidades dos colaboradores, dentre elas formas de manifestação de reconhecimento e feedbacks a eles.

1 SATISFAÇÃO COM O TRABALHO

A satisfação no trabalho é a união de sentimentos vantajosos e desvantajosos que os colaboradores observam em seu ambiente de trabalho. Está satisfeito com o emprego não é só ganhar um bom salario e sim de acordar todos os dias com aquele entusiasmo de trabalhar de fazer o que te fazem bem, principalmente de ter satisfação e o reconhecimento com o que você faz. Isso dar, mas motivação e animo com o seu trabalho, satisfação no trabalho é o que te motiva a fazer coisas que você sabe que no final vai ser reconhecido e ter sucesso. Motivação estimula a passar a trabalhar na expectativa de que tudo vai dar certo e que motiva a pessoa se sinta, mas satisfeito com o seu trabalho.

Tem fatores motivadores que é autonomia de fazer algo, ser responsável com o trabalho executado, realização de tarefas interessantes troca de cargos, interagindo com novas ideias tendo uma significância com suas atividades sendo questionado de que modo podemos fazer melhor instruindo maneiras, mas viáveis na execução do trabalho. Dentro da satisfação têm salários, benefícios que a empresa oferece participação dos lucros que é um grande incentivo para o funcionário sem falar das promoções que acontece para quem se destaca. A satisfação de um colaborador faz parte de uma cultura em equipe entre todos os colaboradores incluindo os chefes que tem grande objetivo, visão  e valores de seus comandados. O próprio gestor tem que dar autonomia aos seus colaboradores de acordo com o desempenho de cada um, permitir que crie sua própria identidade e oferecer a opinião.

Os fatores de satisfação que engloba os anseios de concretização, desenvolvimento profissional e de prestígio, que se pode conhecer num trabalho desafiante e repleto de sentido, chamam-se motivadores. Herzberg usou esse termo porque tais fatores parecem de ser adequados de ter um resultado positivo sobre a satisfação no trabalho, muitas vezes resultando num avanço da aptidão  absoluta de produção da pessoa.

De acordo com Frederick Herzberg tem grandes formas de incentivar e satisfazer as necessidades dos indivíduos, por que o desprazer é gerado pelo próprio ambiente de trabalho que convivemos, e a contentamento vêm de acordo com os aspectos do ambiente.

“Robbins, define a satisfação no trabalho como atitudes geral de uma pessoa em relação ao trabalho”. Para Robbins Satisfação e Insatisfação, são fenômenos distintos, pois ambos estão ligados as atitudes dos colaboradores de uma organização. 

A razão do trabalho é que todas as atividades para termos dignidade com a sociedade e para o nosso próprio sustento. A insatisfação é natural do ser humano, quando fica satisfeito com situações momentâneas. Quando se tem um grupo de pessoas que se relacionam bem, sempre terá um grupo unido e bem satisfeito moralmente e mentalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com