TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“treinamento”, “desenvolvimento” e “educação”

Por:   •  10/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 2

1-No contexto de nossa disciplina os termos “treinamento”, “desenvolvimento” e “educação” possuem diferentes definições. O termo “treinamento” é utilizado quando se trata de desenvolver competências direcionado ao cargo em que a pessoa se encontra no presente. Já “desenvolvimento” direciona-se ao desenvolvimento de competências para um futuro cargo, como nos casos de promoção. A “educação” é pensada em caráter formativo desenvolvendo aspectos biopsicossocial, preparar para a cidadania e qualificar para o trabalho. Como vimos a educação é um conceito amplo e complexo. A evolução do T&DE pode ser entendido como a mudança de um paradigma de contratação de “mão-de-obra” para a contratação de “cérebros”.

Diante do exposto as empresas buscam que tipo de profissional? ( Até 1,5)

A partir dos anos 70, onde se precisou buscar novas formas de organização do trabalho e da produção, demandou-se um novo tipo de trabalhador. Procurou-se trabalhadores mais qualificados, flexíveis e envolvidos com a produção e foi preciso ouvir as expectativas e saber qual o real retorno que esse trabalhador esperava da empresa. Nessa época onde predominava o modelo de produção fabril (fordismo) o capital humano era considerado um estoque de habilidades. Buscavam-se nas pessoas um nível de educação que fosse compatível com seus ganhos. Ou seja, baseado na escolaridade estimava-se que o trabalhador teria um melhor desempenho no mercado de trabalho e por sua vez mais ganhos. Após a era do fordismo (pós-industrial) passou-se a usar a Teoria do Capital Intelectual, onde são mais importantes as habilidades pessoais, crenças e perspectivas que esse novo colaborador pode trazer para a empresa. Já que tais modelos mentais são difíceis de se transferir, criar e formalizar. Essas habilidades passam a pertencer a empresa sob a forma de conhecimento da equipe.

2-Tendo em vista que aprendizagem no âmbito da empresa é direcionada a pessoa adulta e que a educação deve ser pensada de forma contínua, que aspectos devem ser levados em conta quando trata-se de elaborar treinamentos, desenvolvimento e educação no modelo andragógico? (Até 1,5)

No modelo Andragógico o adulto faz parte da construção do conhecimento, a aprendizagem é mútua e auto-dirigida por todos. Diferente como acontece em um treinamento pedagógico, a aprendizagem é alcançada mais facilmente quando é específica da área de trabalho e pode ser levada à prática, em vez de somente teoria. Ou seja, essa maior disposição para aprender pode ser alcançada através da resolução de problemas e tarefas rotineiras do ambiente de trabalho utilizando-se os conhecimentos e experiências dos participantes tornando assim o ambiente mais colaborativo, informal e de consenso geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com