TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Âmbito da psicologia organizacional

Tese: Âmbito da psicologia organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2015  •  Tese  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

ITO

No contexto empresarial atual, a necessidade de recrutar colaboradores que possuam o perfil da empresa tornou-se indispensável para o fortalecimento da empresa ou marca no mercado e para esse tipo de cenário surgiu a figura do psicólogo organizacional, que possui o conhecimento técnico e prático para identificar possíveis colaboradores que possam agregar valor à empresa. A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas).

funções do psicólogo que trabalha na área organizacional podem variar de acordo com o seu setor, no caso do recrutamento e seleção, o psicólogo é responsável pela análise dos perfis psicológicos e comportamentais dos candidatos, repassam um parecer de aptidão para a área responsável, assim no processo de seleção pessoal, o psicólogo define se o candidato possui perfil para determinado cargo com base em suas capacidades. O psicólogo ainda pode trabalhar na manutenção de um bom ambiente organizacional.

Por trabalhar em conjunto com outras áreas da empresa como o recursos humanos e departamento pessoal, o psicólogo organizacional tende a prestar consultoria para ambos os setores, como por exemplo, a análise de salários, estruturação de treinamentos, solucionar conflitos entre colaboradores, construir um modelo de monitoramento de desempenho, e a aplicação de testes psicológicos para colaboradores que necessitem de algum tipo de diagnóstico.

O profissional da área de psicologia organizacional deve valorizar acima de tudo o aspecto humano da organização, ou seja, elaborar políticas que visem otimizar o desempenho dos colaboradores, elaborar feedbacks sobre o comportamento dentro da organização e acima de tudo, estar sempre receptivo a conversa com colaboradores e gestores, mantendo assim a saúde no clima organizacional.

CAMPO DE AÇÃO

O campo de ação da psicologia organizacional abrange três áreas de preocupação. O trabalho, a organização e a gestão de pessoas.

O trabalho – O trabalho como meio para a realização das pessoas e como meio para a produção se torna o foco principal de preocupação da psicologia organizacional.

O trabalho é algo que você não realiza isoladamente, por isso as pessoas trabalham dentro de organizações.

Organização – As organizações embora tenham propriedades físicas são também composta de pessoas que trabalham, o comportamento das mesmas depende entre outros fatores, dos padrões culturais, do meio onde vivem. O administrador precisa ampliar seus conhecimentos sobre o comportamento, pois o mesmo precisa lidar com pessoas e suas diferenças.

Gestão de pessoas – Aqui a psicologia organizacional se preocupa com a maneira pela qual uma organização se constitui para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho. O que hoje chamamos (Gestão de Pessoas), ou seja, a estratégia, as politicas, as pratica e os processos de como lidar com diferentes pessoas. Gerando motivação para a execução das atividades com qualidade.

ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com