TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ètica no ambiente de trabalho

Por:   •  24/5/2015  •  Artigo  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  1.695 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Anhanguera Pelotas

 NOME

Cesar Cavalheiro Malaguez

 RA

4200059801

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Anhanguera Pelotas

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (Luiz Eduardo Conti).

ARTIGO

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

Introdução

Desde o mundo antigo ouvimos relatos sobre escravidão, na bíblia por exemplo constam diversos registros a respeito deste assunto e não há nenhuma descrição sobre a ilegalidade desta prática nem no antigo, nem no novo testamento.

Durante toda a história da humanidade a escravidão mostrou-se presente, é possível encontrar relatos desta atividade no estudo da histórias das mais variadas civilizações, povos, e nações. Questões culturais, políticas, economicas, de guerra, de cor, raça, ou credo eram os fatores motivadores para a definição de quem seria escravo e quem seria escravizador.  

Desenvolvimento

Desde os primeiros relatos até os dias atuais, milhares de anos se passaram e bom seria se pudéssemos tratar deste assunto apenas como objeto de estudo de um passado infeliz da raça humana, contudo, não é esta a realidade, muito pelo contrário. Em pleno século XXI ainda há trabalho escravo no mundo, há diversos casos sendo veiculados pela mídia, e certamente um contingente ainda muito maior que não foi descoberto ou que é tratado com negligência por todos nós.

O mais interessante é perceber que como fruto do cruzamento dos dados de cada operação realizada como combate à prática temos a seguinte apuração dos fatores geradores, questões culturais, políticas, economicas, de guerra, de cor, raça, ou credo, ou seja, milhares de anos passados desde os primeiros relatos e não evoluimos nada quanto a esta questão, ao invés de apresentarmos melhora com o passar do tempo no combate a escravidão a humanidade fez apenas aumentar seus fatores geradores, além dos motivos antigos, criamos ainda novos motivos, a busca por uma maior faturamento, a ganância, a necessidade de produzir o máximo possível com um menor custo entre outros fatores, ao invés de caminharmos em rumo a erradicação, estamos aprimorando os motivos e as formas de escravidão.

É incrivel perceber que com toda a "evolução" que o mundo moderno possui, ainda seja "aceitável" esta questão, digo "aceitável", porque existem muitos casos de escravidão que só ainda não são "conhecidos", porque existem nos dias atuais pessoas que fazem questão de não conhecê-los, há uma consciência, ainda que não declarada de que, para que não tenhamos um problema à resolver, é melhor que venhamos a ignorar a sua existência, ignorar certos acontecimentos embora eles estejam debaixo do nosso nariz.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (324.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com