TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Seminário: ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Seminário  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

APRESENTAÇÃO:

ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa).

A Ética é estruturada por princípios e valores morais que orientam o comportamento humano na sociedade com base nos valores históricos e culturais.

Ética Social, Ética Profissional e Ética Empresarial caminham lado a lado e às vezes se unem tornando-se impossível distingui-las.

A Ética Social orienta o comportamento social através de seus valores para manter ou transformar a sociedade.

Ética profissional é um conjunto de normas que forma no profissional a consciência de sua conduta e tem um papel fundamental no ambiente de trabalho e na sociedade em geral. É através dela que adquirimos respeito e compromisso dentro e fora da organização.

Ter um comportamento profissional ético é ter compromisso com a empresa, harmonia com os colegas e respeito aos clientes. É um diferencial competitivo, que reflete a postura de um bom profissional .

A Ética Empresarial se desenvolve através da conduta dos integrantes de uma organização obedecendo ao código de ética que a norteia.

No Teste de Ética apresentado, perguntas sobre honestidade são formuladas a partir de situações corriqueiras como “... Você encontrou uma brecha para sonegar imposto de renda, escondendo parte do seu rendimento. Você faz isso?” A média nacional de respostas positivas foi de 29%. “... Você descobre que é possível fazer um “gato” da sua TV por assinatura pagando apenas um ponto. Você faz isso?” 41% dos entrevistados em São Paulo disseram que sim. “... Você precisa de envelopes e canetas em casa. Você os pega na empresa em que trabalha?...” 27% dos entrevistados em São Paulo disseram que sim.

Através das respostas dadas percebemos que a boa conduta tem o seu conceito ético alterado pelo capitalismo. É a sensação de lucratividade superando e anulando qualquer código de ética.

Os princípios éticos de uma empresa refletem os vínculos com seus subalternos e com a sociedade.

Analisando o filme sob o ponto de vista da ética profissional observamos que:

-A demissão padronizada é feita pelo personagem Ryan, indiferente às características de cada um dos empregados demitidos;

-Demissões de funcionários são feitas através de vídeo conferência para minimizar os custos da empresa com viagens;

-A implantação do novo sistema de vídeo conferência para demissões foi unicamente visando benesses para a empresa sem se importar com as reações das pessoas demitidas;

-No aeroporto, o protagonista passa à frente de outros passageiros que aguardavam atendimento em fila, causando protestos dos mesmos;

-O palestrante Ryan Bingham, abandona inesperadamente a palestra, deixando seu público desorientado;

-A funcionária Natalie se demite através de envio de torpedo e o gerente da empresa (que só demite por vídeo conferência) diz com sarcasmo: “... legal, né? As pessoas não tem mais educação”;

-A empresa contrata “engenheiros de terminação” para que façam demissões em massa, através de vídeo conferência;

-A crise da economia americana é vista como um ótimo momento pelo presidente da empresa devido ao número de pessoas que serão demitidas.

Em Alguém já viveu um amor sem escalas? Fernando Adas ironiza o fato de o personagem Ryan valorizar tanto a fidelidade e exercer a função de demitir funcionários fiéis. Discorre sobre a fidelidade corporativa aonde pessoas acumulam pontos durante anos para no final trocarem por produtos desnecessários e insignificantes.

Esclarece os dois conceitos em marketing, que são pouco explorados: Reconhecimento e Recompensa.

Reconhecimento é quando enviam um convite para um evento por uma ocasião especial. É o premio da fidelidade.

Recompensa é o bônus de desconto na próxima compra, ou seja, o cliente é obrigado a comprar para usufruir da recompensa.

SINOPSE DO FILME

Ryan Bingham, personagem de George Clooney, tem por função demitir pessoas.

Considerado pela empresa um dos melhores funcionários, exerce sua função mantendo-se alheio aos dramas vividos pelos empregados demitidos. Acostumado a assistir ao desespero e a angustia dos outros, tornou-se uma pessoa fria.

Solteirão convicto, afastado das irmãs e não tendo nenhum envolvimento amoroso sério, Ryan passa a vida entre viagens, aeroportos e hotéis. Seu objetivo é alcançar 10 milhões de milhas em voos.

Prestes a conseguir tal façanha, seu chefe contrata Natalie Kenner, jovem recém-formada em psicologia, que desenvolve um sistema para despedir pessoas por vídeo conferência.

O sistema é implantado na empresa e as viagens não mais acontecerão.

Vendo o seu sonho se desmoronar, Ryan tenta convencer Natalie a desistir de seus propósitos e a leva em uma viagem para que acompanhe o seu passo a passo.

Dentre suas viagens, Ryan conhece Alex que como ele não se apega a nada.

Afastado das irmãs há muito tempo, ele comparece ao casamento da irmã mais nova e leva Alex com ele. O reencontro com o passado mexe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com