TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética - Gestão de Projetos

Por:   •  14/3/2017  •  Resenha  •  5.051 Palavras (21 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

Ética Empresarial

O que é Ética?

Prof. Me. Laerci Jansen Rodrigues

[pic 2]


[pic 3]

Olá! Sejam bem-vindos!

Antes de iniciar a nossa aula, assista ao vídeo a seguir para conhecer os temas que serão abordados.

[pic 4]

Introdução

Nesta primeira aula, pensaremos sobre a importante e cada vez mais necessária questão da ética, relacionando os conceitos éticos ao mundo empresarial. Conheceremos o que significa esse termo e como as concepções éticas podem nortear o mundo dos negócios.

Além disso, aprenderemos a construir uma nova ética empresarial, baseada no respeito mútuo entre indivíduo e instituição.

Bom início de curso a todos!

O Que é Ética?

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

Certa vez, foi perguntado ao índio mais velho de uma tribo:

  • Quem é o responsável pelos impulsos bons e maus que nos invadem a alma?

O índio refletiu por um instante e respondeu da seguinte forma:

  • Dentro de nós, existem dois lobos: um deles é cruel e mau, o outro é pacífico e muito bom. Os dois estão sempre medindo forças.

Então lhe foi perguntado:

  • Qual dos lobos é o mais forte?

O índio respondeu:

- Aquele que você alimentar.

[pic 9]

2

Ética Empresarial | O que é Ética?


[pic 10]

Essa parábola ilustra bem uma das condições existenciais dos seres humanos, sempre tensionados em suas escolhas entre o bem e o mal, o certo e o errado, o justo e o injusto. Por isso, devemos nos questionar:

Sobre quais parâmetros baseamos nossas decisões? Que referências temos do bem e do mal? Bem e mal são categorias objetivas ou subjetivas? O que nos motiva na escolha entre um e outro? Somos verdadeiramente livres para fazer escolhas? O que é liberdade?

Essas e outras questões são estudadas e debatidas quando nos debruçamos para pensar a respeito da ética. Enquanto disciplina, a ética se debruça sobre um elemento: a conduta humana. Assim, encontramos a seguinte definição de Vasquez (2011):

[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

“A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano.” (VASQUEZ, 2011, p. 20)

Outro autor faz uma definição similar e a descreve da seguinte maneira:

[pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]

“Ética é a reflexão sobre a ação humana, para extrair dela o conjunto excelente de ações.” (PONCHIROLLI, 2011, p. 12).

Etimologicamente, a palavra ética deriva do termo grego “ethos”, que designa o modo de ser, o caráter ou a morada humana. Ao considerar essa concepção, Leonardo Boff tece o seguinte comentário:

Ethos – ética, em grego  designa a morada humana. O ser humano separa uma parte do mundo para, moldando-a ao seu jeito, construir um abrigo protetor e permanente. [...] Ético significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável: materialmente sustentável, psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda. (BOFF, 2001, p. 26).

A partir disso, podemos procurar entender mais aproximadamente esse “modo de ser” e esse “caráter”, compreendendo a maneira como se estabelecem os juízos humanos sobre a realidade e, então, fundamentar os critérios sobre os quais estabelecemos os princípios da ética.

Ética Empresarial | O que é Ética?        3

[pic 19]


[pic 20][pic 21]

Veja mais sobre a ética e as questões fundamentais abordadas nesta disciplina, lendo o capítulo 1 do livro “O que é Ética”, disponível em:

Juízos de Fato e de Valor

Uma das principais características da consciência humana é a capacidade de formular juízos sobre todos os fenômenos que a alcança. A princípio, podemos distinguir tais juízos em duas formas ou modalidades:

[pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31]

Juízos de fato  São as apreensões de nossa consciência que nos dão constatações objetivas, físicas e imediatas de um fenômeno. Por exemplo: está chovendo, a cortina é azul, o rio está cheio.


Juízos de valor  São atribuições qualitativas com as quais determinamos a conveniência do fenômeno em relação ao que julgamos ser bom ou mal, justo ou injusto, certo ou errado, verdadeiro ou mentiroso.

Na Filosofia, a parte que estuda os juízos de fato é chamada de Gnosiologia  ou Teoria do Conhecimento −, e a parte que estuda os juízos de valor é chamada de Axiologia, que tem como um de seus ramos a Ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (2.3 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com