TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

АTPS: De administração de empresas

Seminário: АTPS: De administração de empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Seminário  •  2.646 Palavras (11 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 11

ATP DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ETAPAS 2, 3,4.

ATP de Administração.

Jacareí – SP

2014

Introdução

Para se tornar competitiva no mercado globalizado, a empresa deve se aperfeiçoar continuamente, procurando adaptar seus processos e sua estrutura organizacional à nova realidade de constantes mudanças, que podem representar ameaças ou oportunidades para a empresa. O planejamento estratégico é uma ferramenta que auxilia uma empresa na tomada de decisão, a se antecipar às mudanças ou mesmo a se preparar para tal.

Sua principal característica deve ser a flexibilidade para se ajustar face às necessidades do mercado.

As pequenas empresas apresentam dificuldades no processo de elaboração de um planejamento estratégico e este contexto remete-nos à questão das particularidades deste segmento como o pequeno porte das empresas, falta de recursos para a contratação de profissionais para suprir a falta de conhecimento administrativo, excesso de tarefas operacionais no dia a dia do empresário, centralização de poder, entre outros.

No Brasil, as pequenas empresas constituem um universo de aproximadamente 3,5 milhões de unidades, mobilizando um contingente estimado de 60 milhões de pessoas, entre empreendedores, suas famílias e funcionários, respondendo por 98% dos estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços e praticamente 60% dos empregos urbanos (SEBRAE, 2004). No entanto, através de estatísticas do SEBRAE, pode-se verificar que 49,4% destas empresas morrem com até dois anos de existência. Seria a falta de planejamento estratégico, um fator causador deste percentual tão alto? É o que pretendemos abordar através desta pesquisa.

Planejamento empresarial

Quando falamos em planejamento logo pensamos em algo que venha preparar um trabalho, ou seja, uma preparação antes do fato. A palavra planejamento vem de planejar que quer dizer fazer um plano, assim facilitando e nos preparando para determinados acontecimentos.

Conceituar planejamento significa identificar os elementos substantivos que possibilitam a compreensão do processo na dimensão ou na perspectiva de seu objeto e objetivo, fundamentalmente (PHILIPPI; PELICIONI, 2005).

Conceito é uma palavra que tem como significado: opinião, ideia, juízo e definição. Já a palavra planejamento tem como seu significado: o ato de planejar, que nada mais é do que fazer planos, projetar, traçar entre outros; planejamento quer dizer elaboração por etapas.

Quando começamos a utilizar a partir de um método de planejamento temos o planejamento estratégico, planejamento tático e o planejamento operacional é através deles que é possível aplicar de maneira eficaz e eficiente os nossos objetivos dentro de uma empresa.

Pensando com bastante clareza e antecedência, você verá que o futuro é incerto e que deve estar disposto a fazer adaptações. Só um objetivo claro e um plano de longo alcance lhe dará essa liberdade (GREENE, 2000).

Em poucas palavras entendemos que um planejamento estratégico é olhar de vários ângulos, assim traçando e orientando, desta forma conseguindo traçar ações que sejam precisas. Já o planejamento tático ele é coordenado por vários departamentos, esses são dependem da diretoria geral da empresa. Exemplos dos departamentos são os financeiros, marketing entre outros. O objetivo deles é pensar no que tem que ser feito, como será sua realização e estabelecer um determinado tempo. No caso do planejamento operacional, ele tem por seu objetivo decidir e tomar atitudes embasadas em seu planejamento tático, dentro de uma equipe o que exatamente cada funcionário será como seu dever. Temos um setor e dentro deste setor temos várias células, o planejamento operacional vai designar cada funcionária para uma das células.

As empresas não agem na base da pura improvisação, e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é cuidadosamente planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível (CHIAVENATO, 2010).

Com o planejamento conseguimos identificar elementos que nos possibilita uma compreensão ou uma perspectiva, desta forma traçando objetivos. O objetivo, no entanto écomo se fosse um instrumento que podemos usar ao nosso favor, pois é através dele que buscamos por mudanças.

A organização também se expressa nas relações que estão ou que são estabelecidas (no que se refere a mando ou subordinação – relações hierárquicas) entre os diferentes níveis (departamento ou diretoria) e profissionais dentro dela (PHILIPPI; PELICIONI, 2005).

A organização formalé aquela que estrutura a sua própria gestão, a coordenação e as pessoas e suas atividades. Precisa de uma organização em seu ambiente de trabalho para que sejam definidas várias regras, as políticas e os procedimentos, essas são colocadas para que cada funcionário saiba qual a sua tarefa que deve ser feita. Na organização informal podemos dizer que são atividades das quais não estavam previstas pelos funcionários, essa completamente distinta da organização formal. Quando se trata de organização linearpodemos dizer que se trata de algo simples, porém algo démodé. Quando dizemos linear quer dizerque é algo que se define superiores e seus subordinados,acaba sendo uma linha certa e com obrigações e deveres. Este tipo de organização é aquela onde o chefe transmite tudoem seu setor ou área essas das quais são estabelecidas.No caso da organização funcionalela faz uma separação com a finalidade de estruturar. Assim ela estrutura e aplica seu funcionamento já especializado nas funções de cada tarefa. Na organização da linha – staffs pode ser explicada como um resultado de combinações de uma organização da qual é linear e esta funcional, tendo como seu objetivo organizar e reduzir as desvantagens.

Processos Administrativos

Neste estudo verificamos que, em busca dos seus objetivos,as empresas definem os seus domínios, para estabelecer o seu ambiente de tarefa. As empresas estabelecem os meios necessários para operar e alcançar seus objetivos e assegurar sua sobrevivência e seu crescimento. Com isso estabelecem estratégias para o melhor aproveitamento e aplicação de seus recursos. Para inovar suas estratégias,as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com