TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5 Ações para Aumentar a Segurança nas Escolas

Por:   •  31/5/2016  •  Dissertação  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  1.366 Visualizações

Página 1 de 3

        5 Ações para Aumentar a Segurança nas Escolas

Boa tarde alunos, alunas, pais, mestres e comunidade escolar.

Primeiro gostaria de agradecer a presença de todos que se propuseram a ajudar na elaboração de um estudo para melhoria da segurança dentro e fora do ambiente escolar.

Meu nome é Pamela Patrícia.                

        Como Diretora e representante da Escola, tenho recebido diversas reclamações dos alunos e dos professores sobre o aumento da violência e senti a necessidade de nos unirmos e fazer algo para amenizar essa situação.

Depois de ler um artigo muito interessante com o título: “5 Ações para Aumentar a Segurança nas Escolas”, do jornalista Gustavo Heidrich, tomei a liberdade de  convidá-los para discutir sobre possíveis soluções em conjunto.

        Os 5 pontos abordados no artigo são:

  1. Criar um fórum de segurança;
  2. Elaborar um manual interno;
  3. Montar uma estrutura preventiva;
  4. Estabelecer parceria com outras instituições e
  5. Registrar e conduzir casos de furtos e vandalismo.

  1. Criar um fórum de segurança:

O propósito do fórum de segurança será pensar em ações educativas e melhorias na infraestrutura para garantir segurança à escola e projetos que promovam a cultura da paz. Deve ser composto por funcionários da escola e membros da comunidade e, também terá função de contatar o Ministério Público, Conselho Tutelar, Organizações Não Governamentais e outras instituições.

  1. Elaborar um manual interno:

Depois de elaborado o fórum, deve ser criado e divulgado um manual com as regras da escola, indicando os procedimentos nas diversas infrações e números dos telefones úteis, delegacias de polícia próximas, corpo de Bombeiros, Assistência Social e Vara da Infância e da Juventude.

 Também deve incluir o Estatuto da Criança e do Adolescente.

        O manual deverá ser lido e discutido por ocasião das reuniões da Associação de Pais e Mestres, reuniões do Conselho de Segurança e nos horários de formação da equipe.

  1.  Montar uma estrutura preventiva:

        O fórum deverá estabelecer medidas preventivas de segurança, de modo a resguardar as pessoas e o patrimônio, os funcionários da escola devem portar crachá, as entradas dos turnos escolares deverão ter rondas percorrendo, principalmente em locais mais vulneráveis. A instalação de iluminação, câmeras de vigilância e alarmes também deve ser considerada.

  1. Estabelecer parceria com outras instituições:

        Os gestores da escola deverão manter contato com outras instituições da comunidade, como corporações policiais e a própria Secretaria da Educação, solicitando a colaboração e recursos para aumento da segurança.

  1. Registrar e conduzir casos de furto e vandalismo:

        Os atos de furto e vandalismo deverão ser registrados e adequadamente conduzidos, conforme previsto no Manual de Segurança.

        Segundo Rubim Lemos "A polícia só pode investigar o que está em boletim de ocorrência. Muitos delitos que acontecem nas escolas ficam sem solução porque os gestores não denunciam".

Acredito seriamente que seguindo essas cinco diretrizes e com a ajuda de todos, conseguiremos melhorar a segurança dentro e fora da escola, além de aperfeiçoar o convívio escolar, mas somente com a ajuda de todos, pois sozinha eu não teria nem o conhecimento do aumento da violência em nossa escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com