TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arqueologia de Superfície

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

Para compreendermos o processo de restauro e preservação de edificações, precisamos destacar as conquistas formalizadas e incorporadas nas cartas patrimoniais, que são documentos que contem conceitos e medidas para ações administrativas, e direcionamento para a preservação, conservação,manutenção e restauro de um bem patrimonial. As cartas patrimoniais são verdadeiros guias para a preservação e restauro do patrimônio, e foram elaboradas por especialistas que trabalharam com patrimônios culturais. Esses documentos, alguns com mais detalhamentos, outros mais simplificados, permanecem atuais devido a constante complementação. a origem desses conceitos tornaram-se obsoletos, por esse motivo, os conceitos mais antigos sofrem revisões, ampliações e adequações. A manutenção do patrimônio é um grande desafio, pois com a expansão imobiliária, impactos ambientais e o déficit habitacional, são fatores que desafiam o poder publico a confrontar o desenvolvimento eminente. Uma das formas de preservação, é a utilização desse patrimônio pela sociedade, reintegrando o bem a vida social, impedindo sua degradação.

Pesquisa Histórica

Um bom exemplo é a estação da Luz, é necessário recorrer a conhecimentos da formação da cidade , desenvolvimento da ferrovia, história da arquitetura industrial, etc. O objeto é o principal documento, e a pesquisa desse objeto é constituída por levantamento métricos, determinando a geometria de toda edificação, tanto bem arquitetônico com bem integrado,como obras de artes, mobiliário,equipamentos e etc. Faz-se também levantamentos fotográficos, obtendo um registro criterioso de todas as imagens, para que haja compreensão a reconstituição integral da edificação.

A Concepção

Para o projeto ser concebido , é necessário um estudo preliminar e um anteprojeto, e envolvimentos dos critérios e o partido a ser adotado, tudo é realizado de maneira a alcançar a valorização e adaptação de um novo uso.

O Desenvolvimento

Para o desenvolvimento do projeto, surgiram fatos novos, que não foram identificados, esses fatos devem ser vistos com mais clareza, mesmo que para isso as definições sejam redefinidas. A intervenção do restauro deve ser minuciosa, documentada em todo seu processo. O projeto de restauro em arquitetura deve ser visto sempre como uma obra aberta, assim sendo, com a execução do serviço, nos leva a outras possibilidades, novas descobertas que ampliam o conhecimento do objeto, levando a inclusão de novos critérios, que ainda não tinham sido consideradas. O executante precisa ter qualificação.

Pesquisa histórica do Cine-Teatro Paramount

A pesquisa histórica do Cine-Teatro Paramount, buscou levantar informações sobre o projeto original do edifício. Foi solicitado buscas nos arquivos históricos de Piqueri/São paul, sem obter sucesso. Foram encontrados projetos de reformas recentes, que serviram de referencia. Com essas referencias, foi possível reunir informações que permitiram compreender as características físicas do Cine-Teatro. As informações obtidas, não especificam toda a importância do Cine-teatro, pois ele foi pioneiro do cinema falado.

A Arqueologia de Superfície

Era de interesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com