TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOGRAFIA DO ARQUITETO

Por:   •  18/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 6

A. A BIOGRAFIA DO ARQUITETO:

  1. O período e contexto histórico e político vivido por ele;
  2. As influências arquitetônicas, artísticas e culturais adquiridas;
  3. O que trabalho representou ou modificou na forma de enxergar o mundo.

B. DADOS DA OBRA:

  1. Identificação do projeto: localização (bairro, cidade, país), início e fim da construção do projeto, tipo de projeto e Implantação no terreno.

C. ANALISE DO PROJETO :

  1. Introdução
  2. Forma do Edifício - volumetria
  3. Programa de necessidades, setorização, organograma, funcionograma e fluxograma
  4. Disposição dos ambientes, soluções bioclimáticas, indicação das aberturas
  5. Fachadas – tipo de acabamento, texturas, cores, solução estética.
  6. Acessos – de pedestre e veículos
  7. Paisagismo

D. ANALISE DA PLANTA

  1. PLANTA BAIXA – Setorização, relação dos ambientes
  2. Dimensionamento dos ambientes em forma de tabela.
  3. Organograma (fluxos interno e externo).
  4. CORTES - verificar alturas dos ambientes, portas, janelas e desníveis do terreno.

E. CONCLUSÃO

  1. Análise crítica verificando o proveitoso e sugestão para melhorar o projeto estudado.

A BIOGRAFIA DO ARQUITETO

O período e contexto histórico e político vivido por ele

Sergio Roberto Parado nasceu em Curitiba em março de 1951 se graduou em arquitetura e urbanismo pela Universidade federal do Paraná em 1973, com base nesses dados podemos perceber que Sergio viveu tanto em uma época difícil, mas com muitas revoluções, a mesma era em que teve a chegada da televisão também mostrava uma grande mudança no cenário da arquitetura brasileira.

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Urbanismo pela “Universidad Nacional Autónoma de México”, Sérgio Roberto Parada começou sua carreira na cidade de Curitiba. Desenvolveu projetos no escritório França e Parada Arquitetos até 1978, quando foi para Brasília atuar como responsável técnico do Departamento de Arquitetura de uma empresa de engenharia.

Fixando residência na capital federal, Sérgio atualmente coordena o Escritório de Arquitetura “Sérgio Roberto Parada Arquitetos Associados S/S Ltda”, criado em 1997. Durante sua vida profissional, tem participado ativamente do Instituto de Arquitetos do Brasil, hoje como membro do Conselho Superior da entidade.

As influências arquitetônicas, artísticas e culturais adquiridas

 Com formação baseada no modernismo carioca, Sérgio Parada recebeu fortes influências no decorrer de sua carreira das correntes estéticas das escolas paulista, gaúcha e mineira. Segundo Parada, a arquitetura é formada por um tripé conceitual, composto pela arte, pela tecnologia e pelo humanismo. Seus projetos espelham essa visão holística e multidisciplinar, evocando influências de grandes mestres como Oscar Niemeyer, Elgson Ribeiro Gomes, Luis Barragan e João Filgueiras Lima (o Lelé), mas sobretudo expressando uma personalidade autoral ímpar.

O que trabalho representou ou modificou na forma de enxergar o mundo

Para ele a Arquitetura é a construção de um abrigo, o qual deverá proporcionar principalmente a segurança e o bem-estar, físico e psicológico, desejados pelos seus usuários. No entanto, para que posamos definir esta construção como Arquitetura, ela obrigatoriamente deverá considerar em seu desenho as questões culturais da sociedade a qual vai servir, a tecnologia apropriada e o respeito ao meio ambiente do local onde será executada. Deverá também demonstrar em seu desenho o caráter de seu uso, e valorizar a expressão plástica, marcando assim o momento no qual foi concebida.

Nos seus projetos, busca sempre apropriar-se daquilo que a natureza lhe oferece, a luz solar, a cor, a brisa, e enfatizar o respeito ao entorno, principalmente o público. Busca proporcionar ao usuário da sua Arquitetura, efeitos que estimulem a apropriação e o bem-estar no uso de seus espaços, os quais, sempre que possível, propõe de forma continua e instigante. O uso da técnica apurada e condizente com o potencial existente no local da obra, também faz parte da linguagem que segue, onde procura mostrar sempre a contemporaneidade das propostas.

Para muitos, a Arquitetura pode parecer uma atitude simples, principalmente quando se observa isoladamente o gesto ou o traço. Mas ele não vê desta forma, pois, seja qual for o programa arquitetônico a ser traduzido em um edifício, desde o mais corriqueiro até o mais sofisticado, sempre resultará numa atitude complexa. A Arquitetura é complexa por excelência, pois através dela estamos tratando diretamente com as aspirações das pessoas, e consequentemente com a qualidade de vida do ser humano, além de estarmos contribuindo com a formação da paisagem urbana, que sem dúvida é um patrimônio de toda a comunidade  Dados da obra

Local: Lago Norte, Brasília-DF, Brasil

Início do projeto: 1998

Conclusão da obra: 2001

Tipo de obra: Residência

Tipologia: Residencial


ANALISE DO PROJETO

Introdução

Ao iniciar o desenvolvimento do projeto, o arquiteto tinha em mente um abrigo saudável, despido de pretensões, capaz de propiciar a necessária privacidade aos moradores.

Sua proposta traduziu-se em desenho fortemente marcado pelo modernismo, com algumas revisões contemporâneas. A estrutura, uma simbiose de concreto e aço, resultou em um volume principal suspenso, sustentado por pilotis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (431.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com