TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Basílica de Mafra

Por:   •  12/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

RELATÓRIO INDIVIDUAL

BASÍLICA DO CONVENTO DE MAFRA

BEATRIZ VAZ MORENO

CAMPO GRANDE, MS

2017

Obra escolhida para o estudo de caso: Basílica do convento de Mafra

A Basílica estudada situa-se no Palácio Nacional de Mafra, um complexo constituído de convento, biblioteca, palácio real e basílica, localizado em Mafra, município próximo a Lisboa, em Portugal. Fruto de uma promessa de D. João V, foi construído entre 1717 e 1730 e é a obra de maior referência de seu reinado, simbolizando seu poder. O palácio era usado pelos monarcas para a celebração de festas religiosas ou durante caçadas na Tapada. Apesar de não ser a habitação principal do rei e de sua corte, a construção da obra foi de extrema importância no crescimento da vila de Mafra.

Concebido pelo arquiteto Frederico Ludovici, o conjunto arquitetônico é a mais importante obra do barroco em Portugal. A Basílica situa-se na parte central da fachada do edifício e possui a forma de cruz latina. Seus vários marcos arquitetônicos da época incluem a primeira cúpula construída em Portugal e a coleção mais significativa de escultura italiana fora da Itália. Além disso, possui o único conjunto conhecido de 6 órgãos de tubos (instrumento muito presente em igrejas barrocas) construídos para tocar em conjunto, e os maiores carrilhões do século XVIII.

O grupo teve dificuldades ao relacionar os textos lidos em sala com a obra estudada e seu estilo arquitetônico. No entanto, em diversos textos como Clássico Anticlássico, de Giulio Carlo, a ornamentação é muito presente e importante.

                                  [pic 1]       

                             [pic 2]

Como a bibliografia básica do curso não possui textos com informações especificamente da obra analisada, foram consultados pelo grupo diversos outros outras fontes. Foram encontrados em alguns textos e livros sobre o barroco em Portugal, como “Arquitetura barroca em Portugal” de José Fernandes, “Ensaio sobre arquitetura barroca e neoclássica a norte da bacia do Douro” de Joaquim Jaime de Ferreira Alves, “As diferentes interpretações da arquitetura barroca em Portugal” de Horácio Bonifácio além de “O Real Edifício de Mafra: arquitetura e poder” de Antonio Felipe Pimentel. O grupo fez também inúmeras pesquisas em sites da Internet, entre eles o teu próprio monumento de Mafra, através desse site foi possível também como foi possível também contratar uma pessoa da administração do Palácio, responsável por comunicações externas, a qual nos forneceu alguns textos bastante informativa.

Para a escolha da obra analisada no estudo do caso, cada integrante do grupo pesquisou sobre algumas das obras disponíveis até todos chegarem a um consenso.

A Basílica do Palácio de Mafra foi a que mais agradou a todos, sendo escolhida principalmente por sua beleza e importância para o período em que foi construída. Após o período de recesso da Universidade os integrantes se reuniram, em média, a cada duas semanas para discutir os os avanços nas pesquisas de cada um. Primeiro cada um ficou responsável por estudar o conteúdo geral e ler os textos sugeridos pelo professor. Em seguida foram definidas as partes individuais para pesquisar mais específica. Na última reunião, realizada na semana anterior à entrega dos relatórios, foi feita a Ju são e leitura dos conteúdos individuais, dando sequência a finalização dos relatórios. Além disso, os integrantes mantinha um contato através de um grupo em um aplicativo de mensagens e possuem uma pasta no Google drive para compartilhamento de arquivos e pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (417.5 Kb)   docx (299.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com