TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BA - GESTÃO DE CONHECIMENTO

Casos: BA - GESTÃO DE CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

A Tabela 1 apresenta uma comparação entre as concepções de uma empresa.

Tabela 1: Comparação entre concepções de uma empresa.

Conceito de ba: espaço de interação e criação do conhecimento

O conceito de ba exerce um papel fundamental na maneira japonesa de criação de conhecimento. Aos poucos esse conceito começa a fazer parte dos jargões utilizados na literatura especializada de Gestão do Conhecimento. Esse conceito carrega forte marca da cultura japonesa e pode ser de difícil compreensão para nós ocidentais. Ba é o contexto em que as interações ocorrem com vista a criar conhecimento, pode ser físico, virtual, mental ou uma combinação de todos esses.

Qualifica-se como um "good ba" as situações relacionais que energizam as pessoas tornando-as criativas, dentro de uma interação positiva e dinâmica.

Ikujiro Nonaka define o ba como um espaço partilhado para a emergência de relações. Esse espaço poderá ser físico (como um escritório ou outros locais de trabalho), mental (experiências compartilhadas, idéias ou ideais), virtual (uso de recursos tecnológicos como grupo de discussão na Internet) ou a combinação deles. A configuração orgânica de um ba é apresentada na Figura 1.

Figura 1 - Configuração orgânica de um ba, segundo Nonaka e Takeuchi (2008)

O que diferencia o ba das interações humanas convencionais é o conceito de criação de conhecimento. Entenderemos ba como um espaço compartilhado que serve de base para a criação de conhecimento. As trocas de dados, de informação, de opinião, de colaboração e de uma mobilização sobre um projeto, confrontado às necessidades e ao desconhecido dependem de um ba dentro das organizações.

O ba não aparece por decreto, não é produzido pelo modelo da gerência tradicional. Ao contrário, é ajustado por atores voluntários dentro de um ambiente que energize e estimule respeito mútuo. O ba é fundamentalmente subjetivo e relacional, envolvendo os atores de forma a minimizar conflitos tão comuns nos relacionamentos humanos, sobretudo quando se discutem idéias novas.

Salas de reunião de empresas servem para o debate de idéias para resolução de problemas, mas freqüentemente não representam ambientes ba Um exemplo de ambiente ba virtual bastante interessante é o que ocorre no site da Fiat. Nesse ambiente pode-se discutir livremente inovações para serem incorporadas nos novos modelos de veículos. As idéias são debatidas com visitantes, clientes e técnicos da empresa. Este ambiente é ilustrado na Figura 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com