TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Condição Urbana: ensaios de geopolítica da cidade

Por:   •  21/3/2017  •  Resenha  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

GOMES, Paulo Cesar da Costa Gomes. A Condição Urbana: ensaios de geopolítica da cidade. Ed.Betran Brasil,2010 (Cap. 6)

O Nomoespaço é a primeira matriz e se baseia numa ligação da sociedade com o espaço governado por normas que controlam a dinâmica social que é a agente principal dos indivíduos diferentes. O autor explica que a lei difere os espaços à medida que eliminam aqueles que por ela não são atingidos, formalizando e criando territórios de inclusão e exclusão social. O sistema social se fundamenta na lógica. O ser humano cria a sua base de valores em, a sistematização do espaço passa a proferir a lógica por meio de novos valores, como a simetria de geometria e proporção.

Nesse conceito estão também as bases do Estado moderno e o berço da sociedade contratual, onde as ideias de contrato são as que governam a organização espacial, através dela se constroem os lugares para determinar os comportamentos e as praticas que colocam em cena essa ordem social. O espaço define os comportamentos, ordena a dinâmica social, classifica as ações sociais e hierarquiza as praticas e instituições.

O grupo territorial ou a comunidade são caracterizados através dos laços culturais, étnicos, de parentesco, religiosos, dentre outros. Sob essa compreensão, a identidade se falsifica pelo sentimento de pertencimento e não pela aceitação a contratos.

O Genoespaço se baseia nas origens criadas ou reais da relação com o espaço que formam comunidades ou grupos. A diferença é formada com exageros nos aspectos que distinguem um determinado grupo. A unidade pode ser apropriar com traços familiares, étnicos, comportamentais, históricos, morfológicos e culturais ou mais de um desses, considerados ao mesmo tempo. Assim, a legitima diferença é uma identidade própria e comum, fundamentada num sentimento de compartilhamento e pertencimento. O genoespaço se estabelece em um coletivo que se impõe sobre o individual e se cria uma identidade social. A identidade territorial está ligada a uma identidade comunitária. O território comum possui uma história longínqua, pode está baseada na formação dessas identidades. As demarcações desses espaços são instáveis e fluídas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com