TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade Cultural

Por:   •  17/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

Diversidade cultural

O que é?

Se diz respeito à existência de uma grande variedade de culturas antrópicas. Há vários tipos de manifestações culturais que nos revelam essa variedade, tais como: a linguagem, culinária, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade. Existem variações significativas na forma como as sociedades organizam-se na sua concepção partilhada da moralidade e na maneira como interagem no seu ambiente.

No mundo?

Existem seis principais continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida. Cada um dividido em países, estados, cidades e etc., temos inúmeras características culturais ao redor do mundo, mudando de país para país, ou até mesmo de estados, cidades/vilas onde cada um possuem tradições próprias ou mistas de outras culturas.

Ásia

Além de ser o maior dos continentes, é também o que possui a maior população do planeta estimasse 4,5 bilhões de pessoas. Entre os 53 países que fazem parte da Ásia, podemos citar: China, Índia e a maior parte de Rússia.

China – Está entre as 4 civilizações mais antigas do mundo. Consequentemente possui uma cultura bem própria e tradicional. Bem conhecida pela Culinária, Língua, Artes marciais, Religião e Arquitetura única, é um país com características e tradições enraizadas. A língua oficial da China é o mandarim, a língua chinesa é tonal e possui muitos dialetos, por isso as palavras são diferenciadas pelo som e pela entonação, que pode subir ou descer. Há pelo menos oito estilos característicos de cozinha na China, representando 22 províncias, e cada prato reflete o que é disponível em produtos agrícolas nas mais áreas geográficas. Por exemplo, ao norte do país, o principal ingrediente é o trigo e no Sul o arroz, utilizam muito vegetais, peixes, crustáceos e etc.

América 

O segundo maior continente do mundo, é geralmente dividida em três partes: América do Norte, América do Sul e América Central. É estimada em aproximadamente e 1 bilhão de habitantes.

Estados Unidos – Como é um país formado por colonizadores (ingleses, a sua grande maioria) é impossível falar em uma característica única neste cenário de riqueza geográfica, racial, étnica e cultural. Cada canto é único, e isto se reflete nos costumes de seus habitantes. É um dos países com mais festas locais e tradições que podemos encontrar ao redor do mundo. A nível estatal a mais importante é o dia de Ação de Graças. Suas características estão na grande variedade Culinária, Arte, Esportes e Cinema/TV.

África 

O continente africano é um dos que possuem a maior quantidade de etnias em todo o planeta. Antes da colonização realizada pelos europeus, existiam mais de duas mil civilizações diferentes. A população está estimada em 1,2 bilhões de habitantes. É o continente que possui o maior número de países: 54, ao total. Dentre eles, podemos destacar o Egito, a Tunísia, a Nigéria e a África do Sul.

Antártida 

Também chamada de “Polo Sul”, é o quarto maior continente do mundo. Sua área é dividida entre vários países do mundo, que realizam pesquisas e estudos científicos.

Europa

Apesar de ser um dos menores continentes do mundo, a Europa é o mais importante politicamente. Sua população é de aproximadamente 800 milhões de habitantes. Entre os 49 países que compõem a Europa, podemos citar: Inglaterra, Alemanha, França, Portugal, Espanha e muitos outros.

Suíça – Devido à grande quantidade de imigrantes no país, estrangeiros não são novidade e são tratados como qualquer pessoa. A Suíça tem 4 idiomas oficiais: o alemão, o francês, o italiano e o romanche (mistura do alemão com italiano). Por ser um país com tantos estrangeiros a suíça tem uma cultura bem abrangente. Mais conhecida pela sua culinária típica baseada em queijo, chocolate e pão, todos os produtos derivados de leite são muito saborosos e apreciados.

Oceania

É chamada pelos europeus de “novíssimo mundo”, pois foi o último local da Terra a ser colonizado por eles.  Estimada em 40 milhões de pessoas. Dentre os países que fazem parte da Oceania, podemos destacar a Austrália, a Nova Zelândia e o Taiti.

No Brasil?

O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.

Região Nordeste

Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da cultura nordestina. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, arroz-doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com