TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

Por:   •  28/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

Módulo: Final

Aluno: Saulo da Silva Ferreira

Turma: 15

Tarefa: Atividade de conclusão da matéria

Proposta de fintech

Fintech Acordo Fácil

Sistemas de informação: Através de uma plataforma 100% digital, a Fintech busca oferecer, através de seu App, as melhores soluções personalizadas com a utilização de sistemas de BI – Business Inteligence, ou inteligência empresarial.

Com a captação de dados que representem como os clientes realizam suas movimentações financeiras, conforme parcerias firmadas com o Banco do Brasil e Financeiras, será possível melhor entender seus clientes de modo a buscar a melhor oferta aplicável a cada caso específico. Dessa forma, será também utilizado o CRM, ou a gestão de relacionamento com o cliente, buscando aplicar todas as informações coletadas em um atendimento personalizado e homogêneo.

Modelo de Negócio: Visto se tratar de uma plataforma 100% online, a fintech apresenta um produto de fácil acesso, em qualquer lugar e a todo momento, com menores taxas, formas de pagamento personalizáveis e premiações (na forma de bônus) para o correto cumprimento dos compromissos firmados. Assim, busca ao mesmo tempo fidelizar e reestabelecer a capacidade de pagamento de clientes que viam, antes, suas dívidas como um problema caro e sem solução. Vide modelo canvas.

Processo de Negócio: A empresa busca, através de processos que prezam a simplicidade ao mesmo tempo que eficiência, gerar oferta lucrativa tanto aos seus parceiros quanto aos seus clientes.

Seus principais processos de negócio são:

- Identificar clientes inadimplentes há mais de 90 dias, buscando informações como restrições, atrasos no sistema financeiro nacional e endividamento total;

- Através de plataforma simplificada, colher informações diretamente do próprio cliente – como renda total mensal e capacidade de pagamento (PMA – prestação máxima que poderá pagar);

- Oferecer, durante o processo de renegociação, curso rápido de educação financeira com opção de, no próprio aplicativo, organizar os compromissos financeiros mais importantes;

- Ofertar contato pessoal com funcionário especializado em renegociação de dívidas, deixando claro que só receberá contato ou ligações nos horários e dias que escolher;

- Estreitar o relacionamento do cliente tanto com a Fintech quanto com suas empresas parceiras, apresentando soluções para suas dívidas atrasadas, assim como demonstrando como prevenir a inadimplência das dívidas que estão em dia.

Experiência do Cliente:  A simplificação do processo é essencial, com informações claras quanto os custos finais da renegociação e descontos aplicados. O cliente deve ser levado a acreditar que as informações ali apresentadas são precisas e finais, e que não haverão alterações no contrato no decorrer da operação. Da mesma forma, deve ser revertida a percepção que a Fintech funcionará como uma empresa de cobrança – ao contrário, o objetivo é demonstrar que a empresa é uma ferramenta que busca gerar soluções, e não cobranças não desejadas.

Governança de TI: O Control Objectives for Information and related Technology, ou COBIT, será um dos principais frameworks  utilizados na Fintech, visto que o alinhamento entre os objetivos desta e os objetivos da TI é essencial para a experiência final do cliente.

Conforme o modelo e  processos de negócio apresentados, os investimentos de TI devem acompanhar as necessidades previstas para a eficiente conclusão do negócio com o cliente. Em outras palavras, os processos de TI devem suprir a informação organizacional da empresa de forma que seja entregue o que se espera do negócio – um sistema simples, eficiente e instintivo para o uso do cliente.

Desse modo, busca atingir o que esperam todos os stakeholders (parceiros, clientes, colaboradores, etc), garantindo integração entre a gestão estratégica da empresa e da tecnologia de informação.

Business Model Canvas

[pic 1]

Referências bibliográficas

PINTO, Alexandre Caramelo. Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação. FGV, 2019.TI

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (548.4 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com