TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade

Por:   •  1/4/2017  •  Ensaio  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios de fixação 1 – disciplina: Gestão da qualidade.

                           

Assinale com um X as respostas que estiverem corretas em cada questão.

  1. Sobre as formas de produção é correto afirmar que:

(  ) Até o sec. XIX, o sistema era artesanal onde o artesão era um profissional detentor de grande habilidade e executava partes do processo de fabricação. A mão-de-obra era qualificada, em compensação o volume de produção era baixíssimo.

(X) Com a revolução industrial e o inicio do sistema de produção em massa, ocorreu a divisão técnica do trabalho fazendo com que o trabalhador qualificado, capaz de executar todas as tarefas, se transformasse em trabalhador especializado, encarregado de executar apenas uma tarefa.

(X) Da metade do sec.XX em diante o sistema de produção foi chamado de produção enxuta, devido  a necessidade de fiscalização e coordenação da subdivisão do trabalho através de níveis hierárquicos de direção, gerência e supervisão.

  1. Sobre as fases da evolução da qualidade no sec. XX é correto afirmar que:

(X) Até a dec. de 20 o papel dos profissionais da qualidade era inspecionar, classificar, contar e avaliar. Os inspetores restringiam-se à identificarão e quantificação dos produtos defeituosos, que, muitas vezes, resultava em medidas punitivas e as peças defeituosas eram removidas sem que fosse feito um estudo prévio sobre as causas.

(X) Na dec de 30 a visão de como garantir a qualidade começa a ser ampliada, não só inspecionar o produto, mas controlar a quantidade produzida. Através dos gráficos de controle de processo é possível saber o crescimento da produção.

(X) Na dec de 40 foram desenvolvidas técnicas estatísticas para controlar a qualidade. Foram criados conceitos como "Risco do produtor e consumidor, probabilidade de aceitação, fração defeituosa tolerável e nível de qualidade aceitável". Através dos gráficos de controle de processo é possível identificar, minimizar e, algumas vezes, remover as causas especiais de variação.

  1. Sobre as fases da evolução da qualidade no sec. XX é correto afirmar que:

(X) Na dec de 50 o conceito de Quantificação dos custos da qualidade, especialmente os ocorridos devido às falhas internas e externas nos produtos, demonstrou, baseado em fatos e dados, que ações de Qualidade voltadas para a prevenção provocariam a redução dos custos totais, ou seja, uma nova forma de obter lucro.

(  ) Na dec de 50 e 60, o Controle Total da Qualidade – TQC, definiu que a Qualidade dos produtos é alcançada, se o trabalho for feito de maneira isolada.

(X) Na dec de 50 e 60 a técnica de Confiabilidade como FMEA – análise de efeito e modo de falha - propõe revisão sistemática dos modos pelos quais um componente de um sistema pode falhar.

  1. Sobre as fases da evolução da qualidade no sec. XX é correto afirmar que:

(X) O mundo assistiu perplexo, na década de 60, o “fenômeno japonês”, quando os produtos passam a se destacar pela qualidade, confiabilidade e preço competitivo, mesmo com a desvantajosa posição geográfica do Japão, ou seja, distante do mundo ocidental.

(X) Na dec de 70, com a Gestão da Qualidade Total (TQM), a qualidade direcionou o foco nos negócios. Além dos instrumentos de medição, Técnicas Estatísticas e a utilização de Sistemas e Programas iniciou-se o de Planejamento Estratégico, envolvendo toda a empresa e com forte liderança da alta gerência.Esta nova fase é marcada pela ênfase em recursos Humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com