TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO ILUMINISMO NA HISTÓRIA DO METODISMO

Por:   •  24/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

CEFORTE – CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICO[pic 1]

Curso Livre em Teologia- Cascadura

TRABALHO: A INFLUÊNCIA DO ILUMINISMO NA HISTÓRIA DO METODISMO

 

Emerson Márcio dos Santos

                                                                         

RIO DE JANEIRO

2022

EMERSON MÁRCIO DOS SANTOS                                                                                            

TRABALHO: A INFLUÊNCIA DO ILUMINISMO NA HISTÓRIA DO METODISMO

Projeto apresentado à disciplina da História do Metosimo ao CEFORTE polo Cascadura como obtenção de atividades exigida.

Prof. Renato Neves

RIO DE JANEIRO

2022

A INFLUÊNCIA DO ILUMINISMO NA HISTÓRIA DO METODISMO

 

          Esse trabalho tem como finalidade apresenta alguns aspectos do Iluminismo na história do Metodismo; e o que contribuiu de positivo e negativo na história do Metodismo e na vida de John Wesley.

           Diante de um cenário de crises sem precedentes em que passava a Inglaterra; surgi o Metodismo dentro de um contexto universitário (em que faziam parte John Wesley e seu irmão Carlos Wesley) que foi influenciado pelo Iluminismo, com sua grande ênfase na universidade de educação, na racionalidade, no desenvolvimento  científico, nas revoluções politicas e econômicas, bem como nas discursões antropológicas movido pelo impacto do colonialismo. Muito poderia ser dito sobre esses aspectos do iluminismo, os quais foram determinantes para o processo de modernidade e para formação e desenvolvimento do protestantismo e sua influência no metodismo.

          Tendo em vista tudo que estava ocorrendo, surgi o metodismo  na Inglaterra do século XVIII, um século marcado pelo caos social e por um Cristianismo conhecido pela esterilidade e  impotência em elevar o clima social circundante. Ao invés de influenciar e proporcionar mudança no contexto caótico existente na igreja Anglicana, igreja oficial da Inglaterra, caracterizava-se pela apatia religiosa e pela degradação moral como se vera adiante. É nesse contexto permeado pela indiferença religiosa e social que nasce o Metodismo Wesleyano.

           Este lugar social de nascimento do movimento metodismo será determinante para teologia social metodista, pois Wesley consegue em sua elaboração teológica  expressar e, em parte, responder as preocupações da população pobre inserida nas zonas rurais e urbanas. Da análise histórica do movimento, percebe-se que o mesmo influenciou positivamente os pobres e os pequenos agricultores, artesão, tecelão e trabalhadores das minas de carvão, dedicando-se a sinalizar novos horizontes ao denunciar as mazelas do sistema econômicos inglês  e a apatia religiosa anglicana, que estava mais interessada em atender as necessidades das classes dominantes. Esta formatação diferenciada do Metodismo inicial, composta majoritariamente pelos pobres, sua grande fonte de inspiração hermenêutica, possibilitou-lhe instrumentos para não cair nas malhas de uma religiosidade, alienada, emocional e distanciada da realidade social e do movimento histórico. As dores da população abandonadas serviriam de inspiração para uma prática pastoral com tonalidade libertadora como se perceberá no caminho histórico do Metodismo.

           Diante da inercia e o afastamento da igreja Anglicana da realidade social foram elementos que desafiaram e impulsionaram o Metodismo em sua luta pela vida, pela justiça social, que necessariamente passava pela mudança radical de situação dominante. Esse conformismo e insensibilidade da igreja Anglicana em relação  ao caos  dominante eram entendidos pelo metodista como ausência de uma vida de piedade, de compromisso com Deus.

        Para o metodismo, a experiência com Deus leva o individuo ao encontro com próximo, dos que sofrem, dos que choram, do ser humano. Partindo desse referencial teológico, os metodista desenvolveram a percepção que os ingleses precisavam de religião para que pudessem mudar a realidade social. Na perspectiva Wesleyana, a religião pressupõe compromisso social, compromisso com a vida, com a justiça. Entende-se que cristianismo que não seja essencialmente social é devedor de pastoral proposta por Jesus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com