TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Idade Moderna

Por:   •  22/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

1) Considerando o Renascimento como um período crucial no contexto mundial, seu período de vigência foi notoriamente longo se comparado com outros movimentos culturais, políticos e econômicos. Dado seu longo período, o movimento acabou por se dividir em fases, aonde cada uma delas apresentavam características e aspectos próprios.

Levando em conta o texto acima, descreva as fases do Renascimento, suas principais características, artistas e suas obras mais marcantes.

- SANTA MARIA DEL FIORE, Filippo Brunelleschi, Arnolfo di Cambio, Francesco Talenti, Emilio De Fabris, 1296-1436.

2) O Renascimento evidenciando um período no qual, além de retornar com inspirações a ordem clássica, trouxe outros aspectos próprios em seu contexto, seja ele artístico ou político. Levando em conta que, o período renascentista foi um marco arquitetônico, quais foram suas principais mudanças na arquitetura da época?

- BASÍLICA DE SÃO PEDRO, Donato Bramante, Maderno, Raphael, Michelangelo, Gian Lorenzo Bernini, 1506-1626.

A Basílica de São Pedro (em latim: Basilica Sancti Petri, em italiano Basilica di San Pietro) é uma basílica no Estado do Vaticano. Trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo.[1][2][3] Cobre uma área de 23 000 m² ou 2,3 hectares (5,7 acres) e pode albergar mais de 60 mil devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano). É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo a sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, adornado com 340 estátuas de santos, mártires e anjos.[4] Situada na Praça de São Pedro, a sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Michelângelo, Rafael e Bernini.

3) O maneirismo surgiu durante o período de transição entre o renascimento e o barroco que, posteriormente, inspira variantes como o rococó. Uma das características dos novos movimentos pós renascimento, surgem com uma proposta de subverter os ideais clássicos.

Com base nessas informações, explique como ocorreu essas transições aos novos movimentos pós renascimento - Barroco e Rococó - o que os caracterizou e suas principais diferenças.

- TRIUNFO NO NOME DE JESUS, Giovanni Battista Gaulli, 1672-1685.

- MARIA ANTONIETA, Sofia Coppola, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com