TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do croqui diante das novas tecnologias no processo criativo

Por:   •  10/6/2018  •  Resenha  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

        Nesse semestre estudaremos arquitetura clássica que é aquela que surgiu na antiguidade, principalmente na Grécia e Roma antiga. A princípio era aplicada somente a obras públicas como templos, teatros, etc. Surgiu originalmente na Grécia, por volta dos Séculos V e IV a.c. os gregos e romanos foram responsáveis pelo desenvolvimento de espaços próprios à manifestação da cidadania e dos afazeres cotidianos.

        A arquitetura referente ao classicismo é a primeira a ser pensada e executada da forma que conhecemos e por isso a necessidade de estudá-la e entender qual a sua influência nas obras arquitetônicas atuais. É necessário que sejam feitas pesquisas online e bibliográficas com a ajuda e direcionamento dos professores a fim de se atingir o objetivo citado acima.

OBJETIVO GERAL

        Estudar elementos clássicos presentes nas edificações atuais a fim de compreender o porquê de suas manifestações no contexto histórico e social. É necessário estudar a arquitetura greco-romana a fim de conhecer o seu surgimento e entender melhor os embasamentos feitos pelos arquitetos de hoje.

JUSTIFICATIVA

A Ópera Garnier ou Palais Garnier, foi escolhida por apresentar as características descritas acima, como a simetria, o uso da abóboda, o mármore, o uso de colunas e o caráter social, sendo uma obra grandiosa e um dos monumentos mais importantes de Paris. A construção foi acompanhada pela abertura de uma grande avenida que, na época, ligava o castelo Tuileries à nova ópera. Para a construção desta avenida, todo um bairro foi destruído e o Barão Haussmann foi, e é ainda, criticado por ter apagado os vestígios de uma Paris mais antiga. A Ópera de Paris é um prédio que reúne um pouco do barroco com uma cópia do renascimento italiano, movimento que se inspirou no classicismo. Em todo caso uma bela obra, com uma fachada decorada por esculturas que na época escandalizaram os puritanos e uma decoração interior impressionante.

METODOLOGIA

        Para o desenvolvimento deste projeto foram feitas pesquisas sobre o tema proposto – “Elementos clássicos arquitetônicos” – por meio bibliográfico e eletrônico, buscando textos e artigos explicativos sobre a arquitetura clássica e os demais estilos que retomaram suas formas e técnicas construtivas.

REVISÃO DE LITERATURA

A arquitetura clássica deriva da arquitetura greco-romana, ou seja, tem elementos que distinguem da arquitetura clássica, como pilares, colunas, frontões e segue as ordens clássicas. A arquitetura grega busca ser um modelo de perfeição harmônica e proporção, seguindo a escola humana e a proporção áurea e é dividida em três ordens, que são regras ideais que visam organizar as formas arquitetônicas, sendo considerada a parte mais importante. São elas: Dórica, Jônica e Coríntia, que é uma variação da ordem Jônica. Cada ordem determina a utilização de certos tipos de colunas, capitéis, entablamentos e frontões.

Os romanos foram os “durões” do mundo antigo: práticos, trabalhadores, guerreiros. Se destacaram pela sua pluralidade de programas, construindo edifícios cívicos e religiosos, domésticos, de infraestrutura e de lazer. Desenvolveram novos sistemas construtivos, como os arcos e abóbadas, e determinavam sua forma monumental através da produção de textos normativos, conhecidos como tratado, como por exemplo, o Tratado de Virtruvius. Os arcos romanos destacam-se como elemento predominante na estrutura dos aquedutos. Graças a eles, era possível levar água para o abastecimento de praticamente qualquer lugar, superando diversas condições de terreno e declive territorial. Com o uso de fileiras de arcos sobrepostos, os Romanos, o contrário dos Gregos, não precisavam mais construir seus anfiteatros nas encostas de morros e colinas e também não precisavam ser mais semiesféricos tomando a forma elíptica. Na sociedade romana, muito mais que na grega, tem importância, também do ponto de vista arquitetônico, a habitação particular com os seus vários tipos, graduados segundo o prestígio social e as possibilidades econômicas dos cidadãos.

Os gregos após saírem para uma expedição buscando por novas técnicas artísticas, acabaram chegando ao Egito, onde encontraram maior fonte de inspiração para suas obras. A arquitetura romana foi caracterizada como clássica e teve como base a estrutura estética da arquitetura grega. Após conquistarem a Grécia, os romanos ficaram encantados com a ornamentação, absorveram vários aspectos da cultura e espalharam colunas coríntias livremente por todo o império, portanto, foi marcada por forte influência grega. A arte romana também sofreu forte influência da arte italo-etrusca, popular, voltada para a expressão da realidade vivida e reveladora de um povo alegre e amante da vida. Dos etruscos herdaram vários conhecimentos e técnicas tais como: a utilização do arco e da abóbada entre outros.

Os gregos procuravam pelo máximo de perfeição em tudo que produziam e construíam, e encontraram nos cálculos matemáticos, geométricos, proporções e regras e perspectivas um meio de aproximar do desejado.  

Os gregos, em particular Pitágoras e Platão, também perceberam as vantagens do estudo da Geometria espacial e associavam-na ao estudo da metafísica e da religião, devido às formas abstratas que os sólidos apresentam (ARAUJO, 2007).

Várias técnicas e materiais usados na arquitetura clássica ainda são muito utilizadas na atualidade. A representação de materiais como o mármore e a madeira são normatizadas pela NBR 6492, como podemos ver na imagem 1.

[pic 1]

Imagem 1

As características mais marcantes da arquitetura greco-romana podem ser mais visíveis em cortes quando se comparado à planta baixa. Colunas, arcos e outros não aparecem ou aparecem sem detalhes característicos quando vistos de cima.

A arquitetura deve atender e alcançar a todos; por muito tempo ela tornou se utilizada somente os que possuíam maior condição, e poderiam contratar um arquiteto. Em um contexto de globalização o poder se faz presente na arquitetura através da vaidade onde o dinheiro é fator importante.

A sociologia estuda as relações sociais e contribui para o exercício da profissão do arquiteto, visto que a sociologia prega o respeito as diferenças culturais e sociais da população. Para Giddnes o sistema capitalista foi o grande transformador dessas relações, é chegada a hora de dar prioridade a sociologia politica e principalmente as relações humanas, para que possa existir a reestruturação no capitalismo.

A arte é vista na arquitetura como algo complementar, da mesma forma que alguns arquitetos consideram a arquitetura uma arte e que a arte é arquitetura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (62.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com