TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MÚSICA, O DESENHO E O PROCESSO CRIATIVO

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.382 Palavras (30 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 30

A MÚSICA, O DESENHO E O PROCESSO CRIATIVO

Autor: Eldiclésia Anacleto dos Santos

Prof. Orientador: Vera Conceição Maria Fiabane

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Artes (ART0174) – Trabalho de Graduação

26/11/2015

RESUMO

Tendo como base de pesquisa o processo de ensino aprendizagem em artes visuais, viu-se necessário o desenvolvimento metodológico envolvendo a música e o desenho como fonte inspiradora no processo criativo enriquecendo o aprendizado dentro da sala de aula. Sendo esta pesquisa coloca em prática em forma de três estágios: no ensino fundamental dos anos iniciais, ocorrendo em uma turma de 1ºano; no ensino fundamental dos anos finais, em uma turma de 8ºano; e no ensino médio, em uma turma de 2ºano. Sendo desenvolvido também durante o último estágio um projeto de capacitação docente, realizado na própria instituição, na Uniasselvi, apresentado em forma de pré-projeto para acadêmicos e professores. Todos as regências dos estágios e o projeto foram desenvolvidos em cima da relação música e desenho, sendo abordados temas destinados a busca do desenvolvimento do processo criativo do educando.  Além da pesquisa realizada sobre cada tema abordado, fez-se necessário o conhecimento do ambiente de cada escola, e de cada turma, onde o estágio foi realizado. Sendo levada em consideração ambiente físico, funcionários e alunos. Também, após cada finalização de estágio, fez-se necessário a análise dos resultados obtidos durante cada regência. Observou-se se cada objetivo proposto foi alcançado e como foi a reação dos educados perante cada tema abordado, não deixando em nenhum momento de levar em consideração o processo de ensino aprendizagem. Em cada tema abordado buscou-se a adaptação dos métodos e matérias, tendo como base a faixa etária de cada turma onde realizou-se as regências, e também cada tema que iria sendo abordado.

Palavras-chave: música; desenho; processo criativo; estágios.

1 INTRODUÇÃO

Tendo como base de pesquisa o processo de ensino aprendizagem em artes visuais torna-se necessário o desenvolvimento metodológico envolvendo a música e o desenho como fonte inspiradora no processo criativo enriquecendo o aprendizado dentro da sala de aula tornando-se como uma linguagem eficaz para o desenvolvimento do processo de aprendizagem.

Buscando desenvolver o processo criativo de cada indivíduo, obteve-se como objetivo trabalhar a relação música e desenho associando-os a todo momento. Observando assim, a influência desta relação no processo de ensino aprendizagem.

Sabendo que estamos em contato com a música a todo instante, fica mais fácil transmiti-la a nossos alunos. Porém devemos ter consciência de que cada indivíduo possui uma percepção diferente do outro a respeito de uma música. Sendo assim, um meio do educador ter uma noção do que a criança ou adolescente pensa a respeito do mundo que os cerca, das suas realidades é através do desenho aliado a música. Sendo que a música produz no ser humano a vontade de exteriorizar seus sentimentos, o objetivo de se fazer um desenho em relação à música escutada é o de transpor estes desejos, vontades, sonhos e sentimentos para o papel.

Trabalhar o uso da música em sala de aula em conjunto com o desenho é uma ferramenta pedagógica muito eficaz. Por meio deste conjunto o professor passa a conhecer melhor os seus alunos criando, dessa forma, uma interação maior com os mesmos. Além disso, essa é uma forma muito prazerosa de se adquirir o conhecimento.

Diante deste contexto, O estagio I ocorreu na Escola de Ensino Básico Prof.ª  Eulina Heleodoro Barreto, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, tendo por tema "A influência da musica no processo aprendizagem do desenho”. Tendo como objetivo trabalhar ritmos e sons, tempo e espaço, dentro da musica utilizando a representação por meio do desenho.

No estágio II, realizado no ensino fundamental dos anos finais, buscou-se trabalhar a “Composição” dentro do desenho associado a educação musical. Tendo como objetivo o desenvolvimento metodológico envolvendo a composição, o equilíbrio, e a proporção do desenho como fonte inspiradora no processo criativo. Sendo a música auxiliadora na compreensão do conhecimento enriquecendo o aprendizado e influenciando a criação dentro da sala de aula.

Tendo em vista que a composição é a primeira etapa a ser desenvolvida no desenho e na criação de uma música, viu-se a importância que o estudo dela tem em relação ao aprimoramento da criatividade de cada aluno. É por meio da composição que os alunos organizarão os elementos que farão parte de sua criação.

Ao trabalhar a composição o professor incentiva a criatividade dos alunos, e ao mesmo tempo ensina-os a desenvolver cada vez mais seu potencial. Podendo ser considerado então tanto os conteúdos curriculares quanto a individualidade de cada aluno.

O estágio III foi o de docência do ensino médio, tendo como base o tema “O ritmo no processo de ensino aprendizagem”. Possuindo por objetivo a compreensão dos alunos sobre o que é ritmo e a importância de se estudá-lo.

Buscou-se como foco o entendimento do ritmo em si, tendo por ferramenta auxiliadora na compreensão deste, o desenho e a música. Trabalhando a ideia de que o ritmo possui a mesma definição tanto no desenho como na música, mudando apenas os elementos a serem utilizados.

O projeto de capacitação docente também teve por objetivo a compreensão do ritmo, porém neste foi levado em conta dentro da educação musical as propriedades do som. Sendo trabalhada a definição de cada propriedade, a importância delas no estudo do ritmo, e a sua representação através do desenho, buscando sempre familiarizar a relação música e desenho.

A educação musical só começou a ser trabalhada quando se percebeu a importância que a música tem para a formação humana, e então está se tornou obrigatória no currículo escolar. Sendo engloba no ensino de artes, tendo por objetivo a compreensão do que é música. Sendo assim, não se busca o ensino musical especializado, mas a compreensão e o conhecimento do que é música e qual sua importância para a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.2 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com