TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino de Artes Visuais: Reflexões sobre processo criativo, métodos e práticas

Por:   •  4/6/2018  •  Artigo  •  6.068 Palavras (25 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 25

UNAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS “DR. EDMUNDO ULSON”

CURSO DE ARTES VISUAIS

KELLY REGINA LASTÓRIA

ENSINO DE ARTES VISUAIS: REFLEXÕES SOBRE PROCESSO CRIATIVO, MÉTODOS E PRÁTICAS

ARARAS/SP

2017

KELLY REGINA LASTÓRIA

ENSINO DE ARTES VISUAIS: REFLEXÕES SOBRE PROCESSO CRIATIVO, MÉTODOS E PRÁTICAS

Orientadora: Profª. Msc. Marilene Aparecida de Assis Saragossa

Monografia apresentada como exigência parcial para conclusão do curso de Artes Visuais da UNAR - Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”.

Araras/SP

2017

Parecer dos Avaliadores

Dedico este trabalho primeiramente a todos aqueles que contribuíram direto e indiretamente para sua realização. Em especial todos aqueles que acreditam na arte de viver. Que vêem nas artes possibilidades de transformações de realidades, com suas funções de desenvolver todos os sentidos do ser humano, atuando também na preparação do homem, na organização de seu projeto de vida e no aprendizado da estética.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por estar concluindo este curso, por me dar forças nos momentos difíceis e pela realização de mais um sonho.

Agradeço aos colegas de curso em especial à minha amiga Kátia, pelo incentivo nos momentos difíceis no decorrer do curso. São amizades que espero que continue por muito tempo.

Agradeço a todos que contribuíram de forma direta e indireta na realização deste sonho.

“Eu quero desaprender para aprender de novo.

Raspar as tintas com que me pintaram.

“Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.”

Rubem Alves

RESUMO

O presente trabalho apresenta reflexões sobre o ensino das artes visuais e seu processo criativo, métodos e práticas, adotadas em contextos formais e informais de ensino e aprendizagem. Abordamos a questão histórica do ensino da arte, o trajeto social do desenvolvimento e das práticas metodológicas nas artes visuais. Investigou-se também, a imaginação, a metodologia do ensino da arte e a atuação docente, objetivando compreender as vertentes teóricas da profissão. Nesse sentido, a pesquisa privilegiou considerações e direcionamentos que contribuam para repensar o ensino de artes visuais no que concerne ao contexto formal e informal de aprendizagem, e a importância que tem na vida dos alunos e as contribuições do professor neste processo. Percebe-se que através das Artes Visuais as crianças aumentam sua capacidade de expressão e de percepção de mundo, sendo esta uma importante forma de linguagem na primeira infância. Assim como a escrita, a arte passa por fases, e todos nós passamos pelo mesmo processo criativo, como na escrita, porém, muitos de nós somos provados no desenvolvimento do nosso lado artístico. Portanto, foi realizado um levantamento teórico, onde se concluiu que o ensino de artes Visuais constitui um relevante meio para o desenvolvimento do aluno, porém, necessita-se que a prática educativa seja ressignificada e os educadores mais capacitados para que haja situações de aprendizagem significativas.

Palavras-chave: Artes Visuais. Ensino. Processo Criativo.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 08

2 AVANÇOS DO ENSINO DE ARTES NO BRASIL 10

3 CAMINHOS PARA O PROCESSO CRIATIVO 14

3.1 Criatividade e imaginação no ensino de arte 18

3.2 A metodologia do ensino de arte 20

3.3 O educador e a arte em educação 21

3.4 A importância de uma metodologia diferenciada 22

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 24

REFERÊNCIAS 26

1 INTRODUÇÃO

Na realização deste estudo foi usado como proposta metodológica a pesquisa bibliográfica, buscando informações e comprovações do assunto abordado. Este trabalho de conclusão de curso está relacionado ao processo criativo, bem como métodos e práticas utilizados para o aprimoramento dos discentes através das artes visuais. A arte pode ser vista como uma atividade criativa interior, onde se pode expressar todo tipo de conhecimento seja a dor, a raiva, a alegria, etc. O conceito de arte varia de acordo com a cultura na qual o indivíduo está inserido, mudando de pessoa para pessoa, e até mesmo de acordo com o contexto histórico e social.

As referências teóricas que conduzem esta pesquisa são fundamentadas na abordagem educacional promovida por meio da arte, que tem como enfoque principal o vínculo do processo criativo com as artes visuais. Entre tantas funções que a arte exerce, uma delas é a de aproximar o homem do mundo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (173.6 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com