TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Instituição Cultural

Por:   •  13/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3]

RELATÓRIO PDDU [pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24]

O PDDU é o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Vitória da Conquista para 2040, quando a cidade completará seus 200 anos. Plano este de cunho social, técnico e político com o intuito de promover espaços para o cidadão como áreas de habitação social, mobilidade urbana, saneamento básico, sustentação econômica, área de distrito, desenvolvimento socioeconômico e institucional do município.
        O professor Carlos H. Betancourth explanou sobre a importância do planejamento territorial, o qual implica em quatro grandes passos.
Primeiro: um plano estratégico;
Segundo: definir as dimensões espaciais;
Terceiro: identificar as zonas de áreas mais dinâmicas e articular as tarefas espaciais nessas áreas;
Quarto: definir projetos estratégicos.
Além disso, o Prof. lembrou do quão necessária é a participação de todos, inclusive de órgãos privados. Traçar quais as ambições para 2040, quais as necessidades e preocupações sociais, econômicas e ambientais. Estratégias para deixar a cidade mais dinâmica, a atenção que se deve dar aos transportes públicos e a mobilidade urbana, entender as artérias principais e secundárias de uma cidade e articular paisagens naturais e urbanas para amenizar problemas climáticos e atenciosamente preservar os rios.
        A professora Ana Emília trouxe a reflexão de que devemos observar a dinâmica da cidade no nosso dia a dia, desta forma projetar o plano diretor de forma que ele possa ser realmente executado e funcionar na prática. Entender Vitória da Conquista como uma cidade média, representar sua história cultural, conservar os elementos históricos que lhe restou e recuperar os que precisam. Planejar para além do núcleo urbano e dar identidade aos bairros para que seus moradores tenham sentimento de pertencimento da sua localidade.
        Logo a metodologia e aplicação do PDDU de Vitória da Conquista se sintetiza em como o território deve se organizar (plano urbanístico), restrições de ruído, gabarito de altura, uso do solo, regularização fundiária, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, equipamentos comunitários e habitações de interesse social, espaços públicos acessíveis de qualidade e próximo aos locais de moradia, saneamento básico, esgotamento sanitário, abastecimento de água, sustentabilidade econômica, recuperação e preservação ambiental, cuidado com acessos para que não sejam ocupados de forma inadequada, projeto paisagístico. Todos os critérios citados devem ter a participação social efetiva dos grupos de bairro, grupos administrativos e grupos de trabalho e acompanhamento. Todos estes divididos pelas áreas de interesse: uso e ocupação do solo, mobilidade e acessibilidade, espaços públicos, infraestrutura, meio ambiente e gestão da política urbana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (214.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com