TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA SOBRE PROJETOS AUTOSSUSTENTÁVEIS

Por:   •  6/12/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.074 Palavras (21 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 21

PROFESSOR

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

PESQUISA SOBRE PROJETOS AUTOSSUSTENTÁVEIS

RIO DE JANEIRO - RJ

MAIO/2022

INTRODUÇÃO

A autossustentabilidade é um conceito que diz respeito à exploração de recursos naturais de maneira que não causem impacto no meio ambiente e deem o tempo que a natureza precisa para se recompor. Projetos autossustentáveis são implementados com o objetivo de oferecer retorno suficiente para sustentar as pessoas envolvidas, sem que seja necessário explorar o meio ambiente ou a mão de obra utilizada.

Quando um projeto tem no seu escopo essas três diretrizes (retorno monetário suficiente, impacto mínimo ao meio ambiente e tempo para recuperação da natureza), ele pode ser considerado autossustentável. Dessa maneira, a atividade realizada no projeto se sustenta sem que seja preciso encontrar outros recursos para mantê-la.

Projetos autossustentáveis ainda não muito pouco aplicados na indústria, uma vez que ela geralmente depende da exploração de recursos não renováveis — o que causa o esgotamento dessa matéria-prima. Mesmo os projetos sustentáveis podem levar ao esgotamento de recursos renováveis se não forem feitos com responsabilidade, evitando o desperdício. Os benefícios desse tipo de projeto vão além do lucro, e geram benefícios para a sociedade como um todo.

Um exemplo de projeto autossustentável pode ser encontrado nos métodos de agricultura familiar autossustentável, que utilizam recursos naturais e aproveitam elementos locais — como água, vento, vegetação nativa, terra e iluminação natural — para plantar diferentes espécies e ainda criar animais. Todos os processos desse tipo de plantação são feitos de maneira sustentável e isso inclui até a irrigação.

Quando o ecossistema é preservado, todo mundo sai ganhando. Isso porque a autossustentabilidade permite que a população viva em locais mais limpos, com maior qualidade de vida, ar puro e com habitantes que sabem a importância do descarte de lixo feito de maneira consciente.

1.SUATENTÁVEL-INSUSTENTÁVEL

1.1 – DESENVOLVIMENTO INSUSTENTÁVEL

Desde os primórdios da sociedade industrial, o desenvolvimento econômico consiste na transformação da natureza para a melhora da qualidade de vida da população beneficiada. A construção civil nesta sociedade transforma o ambiente natural no ambiente construído, que tem como função a realização das mais diversas atividades. A orientação desta sociedade segue o paradigma em que o meio ambiente e o desenvolvimento são uma contraposição, ou seja, defender o meio ambiente significa antidesenvolvimento.

Essa cultura consiste em conceber bens, projetá-los, construí-los, utilizá-los, e após sua vida útil, acumulá-los no meio ambiente. Isso acontece não só para bens de consumo não duráveis ou descartáveis, mas também para edificações e estradas, produtos da construção civil. A lógica utilizada nesta cultura industrial é a de que os recursos naturais estarão sempre disponíveis, que a natureza será sempre capaz de absorver ilimitadas quantidades de poluição, lixo e quaisquer resíduos.

A construção civil é um dos principais agentes desse desenvolvimento insustentável, pois ela causa um alto impacto no ambiente, com o alto consumo de energia, água e geração de resíduos. No entanto, há quem diga que, felizmente, a não sustentabilidade do modelo linear de produção e o paradigma ecológico que estava presente na sociedade tornaram-se evidentes com o crescimento da economia mundial, juntamente com o crescimento da população e com os avanços na compreensão científica do funcionamento do nosso planeta.

Então, na década de 70, a problemática do uso excessivo de energias não renováveis e do atual processo de desenvolvimento, tanto em edifícios residenciais como em não residenciais, é colocada em destaque. A partir daí os projetistas começam a desenvolver soluções com o intuito de resolver o problema, partindo da necessidade de maximizar a eficiência energética e evitar desperdícios.

1.2 – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O conceito de desenvolvimento sustentável passou por muitos debates e conferências para chegar ao que é hoje. Para este assunto cita-se 4 grandes marcos históricos sobre o assunto:

● Estocolmo, em 1972:

Quando ocorria a primeira conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre meio ambiente e desenvolvimento, começaram a surgir as primeiras referências ao desenvolvimento sustentável. O termo utilizado na ocasião foi “ecodesenvolvimento”.

● Relatório Bruntland, em 1987:

Então, em 1987 foi divulgado pela comissão o documento chamado Nosso Futuro Comum, que ficou popularizado como Relatório Brundtland .

Na essência do relatório, o desenvolvimento sustentável consiste no reforço do potencial presente e futuro, com a meta de atender às necessidades e aspirações da sociedade através da harmonização da exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional.

● Rio 92, em 1992:

A ONU realizou no Rio de Janeiro, em 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), mais conhecida como Rio 92 e, também, como “Cúpula da Terra”. Foram 179 países participantes desta conferência, os quais acordaram e assinaram a Agenda 21 Global, um programa de ação baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a maior tentativa já realizada de promoção ao desenvolvimento sustentável em escala planetária.

● Declaração de Política, em 2002:

Em 2002, a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável foi realizada em Johanesburgo na África do Sul, com a intenção de comparar as conquistas, desafios e as novas questões surgidas desde a Cúpula da Terra de 1992. Foi uma Cúpula de “implementação”, realizada com o objetivo de transformar em ações concretas as metas, promessas e compromissos da Agenda 21 (ONU, 2018).

No ano de 1992, a ONU (1992 apud John, 2000) afirma que essa meta imposta de mudar o estilo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com