TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROVA PSICOLOGA ORGANIZACIONAL

Por:   •  10/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

  1. A psicologia apresenta diferentes áreas de atuação, por exemplo, Psicologia Clínica, Psicologia

Escolar/Educacional, Psicologia de Trânsito, Psicologia do Esporte, Psicologia Organizacional e do Trabalho, entre tantas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição para a Psicologia Organizacional e do Trabalho:

  1. O ramo da psicologia responsável por atuar no âmbito da Justiça, contribuindo para a elaboração, as revisões e as interpretações das leis.[pic 2]
  2. O ramo da psicologia responsável por analisar as situações e suas variáveis, de forma a entender como o comportamento humano sofre e gera influências.
  3. O ramo da psicologia responsável por estudar os fenômenos e processos relativos ao fator humano e sua jornada de trabalho nas organizações.
  4. O ramo da psicologia responsável por diagnosticar e tratar problemas e desordens psicológicas.
  1. Sabe-se que as pessoas reagem de forma diferente ao mesmo estímulo. Isto ocorre porque há vários fatores que influenciam este processo. Sobre os fatores que influenciam no processo de percepção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Atitudes, motivações e interesses do observador são aspectos que influenciam a percepção.

(    ) O contexto ou ambiente no qual as pessoas e objetos se encontram não influencia a percepção.

(    ) A intensidade, mudança e frequência do estímulo são fatores que influenciam no processo de percepção.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

[pic 3]

  1. Gardner (1995), propôs a Teoria das Inteligências Múltiplas, a qual se refere à existência de um conjunto de diferentes inteligências manifestadas pelo ser humano. Sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) As oito inteligências propostas são: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, sinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal.

(    ) Os diferentes tipos de inteligência, propostas por Gardner, são independentes umas das outras.

(    ) Os diferentes tipos de inteligência se manifestam de maneiras semelhantes nas pessoas.

(    ) A inteligência interpessoal está associada às habilidades que os indivíduos apresentam em utilizar a língua para comunicação e expressão.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.  a) V - F - V - F.[pic 4]

  1. V - V - F - F.
  2. F - F - V - V.
  3. F - V - V - V.

[pic 5]

  1. O tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que vem sendo discutido há mais de 50 anos, refere-se ao grau de satisfação que um indivíduo apresenta com relação às funções laborais exercidas e ao local em que trabalha. Com relação à história e aos conceitos do tema QVT, analise as afirmativas a seguir:
  1. O tema começou a ser discutido na década de 1960.
  2. Tem origens na área da Saúde e, posteriormente, conforme sua evolução, passa a envolver outras áreas, comoa Administração, a Psicologia e a Sociologia.
  3. Os conceitos e as pesquisas sobre Qualidade de Vida no Trabalho envolvem fatores associados à saúde, aolazer, à nutrição e à responsabilidade social.
  4. Dentre os benefícios relacionados à Qualidade de Vida no Trabalho, pode-se citar, por exemplo, a redução dosíndices de rotatividade e absenteísmo.

[pic 6]

  1. Podemos encontrar a psicologia nos dias de hoje atuando em várias áreas, isso aconteceu após a psicologia ser reconhecida como ciência e profissão. Os estudos desenvolvidos pelos psicólogos vem ajudando muito a sociedade onde atuam. Sendo assim, associe os itens, utilizando o código a seguir:
  1. Psicólogo Educacional.
  2. Psicólogo da Saúde.III- Psicólogo Clínico.

(    ) Realiza acompanhamento psicoterápico individual ou em grupo, a fim de compreender os processos intrapessoais com enfoque preventivo e curativo.

(    ) Atua em instituições formais e informais e contribui para a mudança de comportamento de educadores e educandos.

(    ) Realiza psicoterapias, triagem e psicodiagnósticos em unidades básicas de saúde e ambulatório.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

[pic 7]

  1. Desde o seu surgimento, o campo de estudos e atuação da Psicologia, expandiu-se gradativamente. Dentre as áreas de atuação e pesquisa, frutos dessa expansão, destaca-se a Psicologia Organizacional e do Trabalho, que

se refere à aplicação da Psicologia à Gestão de Pessoas. Portanto, a respeito da história da Psicologia Organizacional e do Trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Surgiu em meados do século XVIII e tinha como objetivo encontrar as pessoas adequadas para os novos postos de trabalho advindos da Revolução Industrial.

(    ) Dentre os precursores da psicologia organizacional, destacam-se os psicólogos Hugo Münsterberg e Walter Dill Scott, conhecidos por seus trabalhos relativos aos testes de seleção de empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com