TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Entrevista Psicóloga Organizacional

Por:   •  10/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

FERNANDA LOPES RICI

MARIA RITA SERAFINI

ENTREVISTA PSICÓLOGA ORGANIZACIONAL


 ENTREVISTA

Dados:

Nome: Dayanne Trindade R. Mocellin.

CRP: 14/08448-1

Idade: 24 anos

  1. Por que escolheu a psicologia?

R: Sempre fui uma pessoa comunicativa, gostava de conversar, de dar apoio aos outros, tentando ajudar. Isso me fez escolher a Psicologia com 14 anos.

  1. Além da graduação você possui mais alguma especialização? Se sim, quais?

R: Conclui minha Pós em Psicologia Organizacional e do Trabalho e atualmente estou cursando uma Pós em TCC-Terapia Cognitivo Comportamental

  1. Onde você fez a sua especialização?

R: A de Organizacional a UCDB e a TCC no Ipog.

  1. Como se deu a sua escolha para trabalhar como psicóloga organizacional?

R: Tive a oportunidade de estagiar na área durante minha graduação e me apaixonei. Desenvolver pessoas, poder contribuir de uma maneira positivo para que a trabalho seja melhor me fez querer tanto entrar na área. Fora flexibilidade que a organizacional me dá, de conhecer outros ramos e várias pessoas diferentes e os desafios de cada uma.

  1. Há quanto tempo você atua na área?

R: Tive a sorte de iniciar logo após concluir minha graduação em 2020. Então são 2 anos na área.

  1. Qual a empresa que você trabalha? E na prática qual a sua função dentro dela?

R: Hoje sou responsável pela equipe de RH do Grupo Conforti, uma franqueada Burger King em Campo Grande, onde operamos 6 lojas e mais de 150 colaboradores. Não somos uma RH Generalista, nosso foco é exclusivamente treinamento e desenvolvimento de pessoas e retenção de talentos.

  1. A graduação de psicologia prepara de fato o psicólogo para atuar dentro

das empresas?

        R: Sendo sincera, não! Você tem acesso a teoria, mas a prática e os desafios do dia-a-dia, só atuando mesmo para aprender.

  1. Quais são as dicas que você daria pra quem quiser atuar nessa área?

R: É uma área incrível e muito gratificante! Os resultados da sua atuação são muito palpáveis. Mas você precisa ser uma pessoa comunicativa, flexível, ter disponibilidade de tempo e ser firme. É uma área de um mercado gigantesco e cada vez mais vem crescendo e as empresas sentindo a necessidade de um psicólogo, vale muito a pena!


Análise discussão teórica das informações

A psicóloga que entrevistamos atua na área de administração de pessoal que inclui análise do trabalho, recrutamento e seleção, planejamento de cargos, movimentação de pessoal, remuneração e benefícios.

A procura por psicólogos do trabalho tende a estar cada vez mais em alta, principalmente após a pandemia, que fez a sociedade voltar o olhar a saúde mental. Dentro do ambiente de trabalho não pode ser diferente, funcionários resilientes, satisfeitos, engajados, etc. tendem a apresentarem melhores resultados. Com isso, vemos que o psicólogo organizacional que mensura e avalia o bem-estar do time e a satisfação dos colaboradores com a empresa. Essa é outra atuação de extrema importância para as organizações. Quando os profissionais estão estressados, sobrecarregados e insatisfeitos, além de não gerarem resultados para a empresa, ainda há um impacto negativo na vida do colaborador, prejudicando, inclusive, as suas relações pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com