TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Paris do Século XIX

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

        A Paris do século XIX, apresentava vários problemas urbanísticos, de higiene e segurança. Devido ao processo de industrialização, muitos migraram dos campos para as cidades, e a falta de infraestrutura para abrigar a todos, a falta de saneamento, os esgotos a céu aberto e o mau cheiro, além de gerar poluição visual e olfativa acabavam por propagar doenças.

        Devido a concentração populacional, aos problemas comentados acima, as ruas estreitas, as casas amontoadas como uma favela, a falta de ar puro e de luz solar, partes de Paris estavam se tornando ameaças permanentes a integridade dos cidadãos, e os parisienses tinham que enfrentar frequentes epidemias, como de cólera e tifo.

        Devido ao temor por um levante revolucionário e a outros distúrbios urbanos, a mobilidade militar era importante a ser considerado, os militares precisavam se mover livremente para a manutenção da ordem, e isso era algo difícil de se realizar devido as ruas estreitas e a falta de planejamento urbano.

        Georges-Eugène Haussmann, ou  Barão Haussmann, foi o homem escolhido por Napoleão III, após uma visita a Londres, para resolver esse problema. Nomeado prefeito do departamento do Sena em 1853, Haussmann, durante 17 anos -1853 a 1870-, foi o responsável por essa reformulação na cidade de Paris. Visando melhorar a qualidade de vida, seus projetos buscavam a higienização, o embelezamento e a modernização de sua capital.

        Com o objetivo de diminuir a contaminação de doenças, Haussmann promoveu a instalação de esgotos,  a melhoria do sistema de distribuição de água e a criação de boulevards visando a melhor circulação do ar. Para o embelezamento da cidade foram feitos projetos de arborização, implantação e parques proporcionando lugares para relaxamento e integração social, a implantação de iluminação publica e a construção de grandes e seguras avenidas.

        Com a demolição de 19.730 prédios históricos e a construção de 34 mil novos, a destruição de 49km de ruas antigas e construção 165km de novas, Haussmann adquiriu o apelido de artista demolidor. Apesar das críticas recebidas na época o plano de Haussmann gerou uma verdadeira reformulação em Paris. Problemas sanitários foram sanados, a segurança foi melhorada, o transito de um lado a outro da cidade se tornou mais fácil tornando a vida fora do centro uma opção mais atrativa e dando a Paris um grande senso de unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com