TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Bibliográfica

Por:   •  23/9/2020  •  Dissertação  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que é leitura para o autor?

De acordo com Paulo Freira, a leitura do mundo atua conforme a leitura das palavras. O mundo para um sujeito pode ser diferente daquilo que é aprendido no sua escolarização/alfabetização, ou seja, a forma como aprendemos a ler e escrever não necessariamente é a forma com que implica a leitura da realidade.  

A leitura deve contribuir para uma educação libertadora. A leitura é uma questão de poder.


2) Qual a crítica do autor quando fala em visão mágica da palavra?

A crítica é sobre forçar o uso da leitura, fazendo com que os sujeitos não alcancem a total compreensão, gerando pessoas repetitivas e mecanizadas, e não pessoas com mentes pensantes e questionadoras.

3) O que você entende por "palavramundo", e qual a relação desta palavra com a concepção de leitura do autor?

A junção de duas palavras em “palavramundo” indica que é por meio, exclusivamente, da palavra que toda leitura se realiza. O mundo ganha sentido pela leitura das palavras que o sujeito aprende no processo de alfabetização.

Sobre o texto: "A leitura como método"

4) O que você entendeu por "leitura por significado"?

Quando o leitor consegue compreender o conceito geral do texto, levando em consideração o significado de cada palavra, porém fazendo com que não se prenda no contexto, levando a explorar melhor a experiência e gerar suas próprias criticas, sem roteirizar seus questionamentos quanto ao que foi lido.

5) Quais são as deficiências de leitura apontadas pelos autores? Você concorda?

Os desafios do texto sem contexto, e dos esforços que levam ao sentido de uma correta compreensão do que é a palavra escrita, a linguagem, a relação com o contexto de quem fala, de quem lê e escreve e, portanto, da relação entre “leitura” do mundo e leitura da palavra.

6) Que outras técnicas o autor sugere que acompanhem a leitura para que esta seja mais eficiente?

Freire elabora uma forma de educação diferente, com o objetivo da ativação de mentes pensadoras, sendo assim, uma mente libertadora para questionamento e exploração do mundo.

Para inicio da leitura, não ver aquilo como obrigação, lendo em lugares apropriados, tendo assim, uma preparação. É recomendado ler em uma velocidade apropriada, sabendo ajustar essa velocidade para cada tipo especifico de texto. Além disso, existem técnicas onde o leitor pode praticar para deixar de subvocalizar os textos.

7) Descreva sucintamente e com suas palavras o que são essas técnicas sugeridas pelos autores.

Num período de leituras e pesquisas foi possível a confirmação de que os Jovens e Adultos necessitam de um ensino de qualidade o qual proporcione a liberdade de expressão de suas experiências de vida a fim de transformar num conhecimento científico, respeitando e considerando todo conhecimento prévio que tenha.

8) Os autores trazem algumas orientações sobre como fazer uma análise de um texto. O que você pode comentar sobre estas orientações? Você tem o hábito de utilizar estas orientações, ou algumas delas? Descreva qual é o seu processo de análise de um texto.

Os autores expõem as técnicas que possibilitam uma melhor interpretação e memorização do que está sendo lido, o que permite dar destaque as partes de maior interesse e relevância. Buscar o problema central na hora da leitura, que permitem a analise completa do tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (284.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com