TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa sobre Ligações e Placas de Bases

Por:   •  12/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Pesquisa sobre Ligações e Placas de Bases

Isabela Cristine de Oliveira Cardoso 207661

     

ARAÇATUBA – SP

2020

[pic 2]

Pesquisa sobre Ligações e Placas de Bases

Pesquisa sobre Ligações e Placas de bases, apresentado ao professor Cleverson Arenhart, em Abril de 2020.

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium UniSALESIANO – Araçatuba

ARAÇATUBA – SP

2020

SUMÁRIO

1. Tipos de Ligações Metálicas         pg. 04

2. Placa de Bases         pg. 05

Referências         pg. 07

1. Tipos de Ligações Metálicas

Existem no mercado diversos tipos de ligações metálicas a serem utilizados na construção civil, a escolha está relacionada diretamente com a finalidade a ser utilizada para a ligação entre uma chapa e outra.

Os principais tipos de ligações utilizados em estruturas metálicas são as ligações aparafusadas, soldadas e por ancoragem.

Nas ligações aparafusadas os parafusos utilizados são em geral ASTM A-307 e os de alta resistência – ASTM A-325 e O ASTM A-490 (ASTM - American Society for Testing and Materials). Parafusos de alta resistência são montados com torque especificado de montagem e requerem cuidados especiais com relação às arruelas e ao acabamento da superfície de contato das partes ligadas. Os parafusos comuns são montados sem especificação de torque de montagem e não requerem cuidados especiais. Já os parafusos de alta resistência são usados em ligações de mais responsabilidade enquanto os comuns são usados em ligações não estruturais ou secundárias.

As ligações soldadas o processo de soldagem é utilizado industrialmente como elemento de ligação dos componentes das estruturas metálicas. Conceitua-se a soldagem, como sendo a operação que visa à união de duas ou mais peças, assegurando na junta, a continuidade das propriedades físicas e químicas do material de base. Entre as principais vantagens do uso desta técnica destaca-se a economia de material, ligações mais rígidas, quantidade menor de peças e bom acabamento, porém apresenta como desvantagem o maior tempo de fabricação, possível dificuldade nas montagens e a necessidade de energia elétrica para a montagem.

Na ancoragem o carregamento é transmitido das estruturas metálicas para as estruturas de concreto. A escolha da ancoragem adequada, depende das cargas a que estará exposta, conforme determinado por norma da ABNT.

Existem dois sistemas para se estabelecer esta vinculação, dependendo do estágio em que a obra se encontra. O primeiro sistema é a forma de vinculação mais econômica à estrutura de concreto, pois se dá ainda na etapa de concretagem, quando barras de aço estrutural são solidarizadas à estrutura de concreto, constituindo assim a ancoragem para a estrutura metálica. Nos casos de alvenaria estrutural, os projetos estruturais usualmente determinam o reforço da alvenaria com concreto para a instalação das ancoragens para a estrutura metálica.

O segundo sistema é empregado quando a estrutura de concreto já foi executada, ou o projeto estrutural de concreto foi concebido de forma que as ancoragens devam ser fixadas posteriormente a concretagem. A imagem a seguir apresenta os três tipos de ligações:

[pic 3] [pic 4] [pic 5]

Ligações metálicas aparafusadas, soldadas e por ancoragem

2. Placa de Bases

As placas de base são responsáveis por distribuir as cargas dos pilares em uma determinada área do bloco de fundação, e os chumbadores ficam responsáveis por fixar essa base ao bloco de tal maneira que a solução empregada seja respeitada pelas normas vigentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (274.4 Kb)   docx (211.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com