TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade da água

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Os seres vivos são dependentes da água, como principal fonte vital para sua existência. Desse modo é essencial preservar a qualidade da água. O tratamento inadequado ou a falta dele é um dos principais fatores que causam certos tipos de doença em todo o mundo. Existe um estudo que mostra que a cada 10 casos de diarreia no mundo, 9 são causados pela deficiência no tratamento do esgoto sanitário.

Outro indicador muito preocupante é a estimativa de que 10% das doenças notificadas no mundo são causadas pela má qualidade da água ou o pelo destino inadequado do esgoto. São vários os fatores que fazem com a que a água esteja diretamente relacionada coma a saúde humana.

Primeiramente ela pode servir como um veículo das doenças causadas por micro-organismos, que provem, especialmente, da contaminação fecal. Como consequência, há uma facilidade na transmissão de doenças como as gastrenterites e a leptospirose. A água pode também ser veículo de toxinas, tanto natural como antrópica.

Além disso, pode servir como reservatório para vetores de doenças como o mosquito da malária, da dengue ou hospedeiros intermediários como o caramujo da esquistossomose.

Sem contar com os impactos físicos, provocados pelo excesso de água (alagamentos) em locais povoados, ou pela fala dela. As inundações podem ter consequências diretas, no caso da perda de bens materiais, ou indiretas, como danos na produção de alimentos ou na própria infraestrutura da saúde pública.

No Brasil são notificadas diversas doenças causadas pela negligência no cuidado com a água. A diarreia infantil, como citado anteriormente, que aparece como um problema a nível mundial. Doenças transmitidas por vetores, como a malária, que apresenta seus principais casos na região amazônica, a dengue, que aparece em praticamente todo o Brasil. A Esquistossomose e outras helmintoses que se devem, principalmente, pela própria contaminação dos doentes, por meio da contaminação fecal. Essa doença é endêmica na região Nordeste do país na em parte do Sudeste. A leptospirose, que se origina da contaminação da água em locais urbanos inundados pela urina do rato.

Ainda no Brasil, é possível notificar alguns casos de intoxicações por cianotoxinas. Nisso é possível identificar uma forte relação com as cianobactérias.

Além das doenças causadas pela água, o ser humano sofre muito com a falta dela. Além dos problemas óbvios, em locais onde a escassez é recorrente, os indivíduos sofrem com ambientes nos quais a umidade relativa do ar é baixa, o que pode causar problemas para a saúde, como os respiratórios. É importante lembrar que o país passa por uma crise hídrica, atualmente, portanto é necessário pensar em técnicas para a economia da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com