TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Le Corbusier

Por:   •  1/4/2019  •  Resenha  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


[pic 14]


AGRADECIMENTOS

Aos professores que contribuíram para nossa formação.

[pic 15]

OLIVEIRA, Leonardo Antonio; BERNARDO, Vitor Hugo da Silva. Oscar Niemeyer – O Arquiteto: 2016. Total de 23 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso do Ensino Médio – TCEM, apresentado à Diretoria de Ensino da Região de Bragança Paulista – DERBP.

RESUMO

Este trabalho apresenta uma pequena introdução a vida e obra de um dos mais relevantes arquitetos da história moderna o senhor Oscar Niemeyer. Através de pesquisa realizada pela internet buscamos solidez para uma profissão muito respeitada e em evidência na atualidade.

Palavras-chave: Arquiteto. Oscar Niemeyer. Obras. Projetos. Moderna.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABNT

Associação Brasileira de Normas Técnicas

DERBP

Diretoria de Ensino Regional de Bragança Paulista


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        10

2. OSCAR NIEMEYER – O INÍCIO        11

2.1. OSCAR NIEMEYER - A CARREIRA DE ARQUITETO        11

2.1.1. OSCAR NIEMEYER – AS PRINCIPAIS OBRAS        14

3. GALERIA        15

4. CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        20



  1. INTRODUÇÃO

Oscar Niemeyer Ribeiro Soares Filho com suas obras modernas e a frente de seu tempo além de conquistar seu lugar na história da arquitetura nacional e mundial com suas obras presentes em diversos países entre eles Estados Unidos, Alemanha, França, Israel, Argélia e Itália, além do Brasil. Foi eleito no ano de 2007 o 9º gênio vivo do mundo. Este reconhecimento foram poucos anos antes de sua morte, porém merecidamente consagrou uma trajetória de um brilhante profissional.


  1. OSCAR NIEMEYER – O INÍCIO

Nascido em 1907, com formação de engenheiro-arquiteto pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1934, iniciou sua profissão como estagiário de Lúcio Costa e Carlos Leão. Desde o início da década de 30 seus desenhos cheios de curvas saíram do papel e em concreto armado mudou a paisagem de várias cidades no Brasil e no mundo. Dividiu com o norte americano Gordon Bunshaft em 1988 o prêmio Pritzker. Este prêmio é considerado o Nobel da Arquitetura. Trabalhou ativamente até o ano de 2009, quando estava com 102 anos de idade, mas existem registros de obras não finalizadas em 2012, ano de seu falecimento.

1988 – Em reconhecimento a dois grandes talentos, o Prêmio Pritzker de Arquitetura decide premiar os arquitetos Gordon Bunshaft e Oscar Niemeyer. A divisão do prêmio entre dois profissionais aconteceu somente nesta edição

  1. OSCAR NIEMEYER - A CARREIRA DE ARQUITETO

Para preservar seus ideais de que a arquitetura deveria emocionar e impressionar optou por estagiar no início de sua carreira sem remuneração na empresa de Lucio Costa. Este foi sua primeira referência, uma vez que seu objetivo era fugir da arquitetura comercial com padronizações.  No escritório de Lucio Costa, Niemeyer integra a equipe convidada a construir o projeto do Ministério da Educação, nesta mesma ocasião conhece o arquiteto Le Corbusier, este veio a convite de Lucio Costa e Gustavo Capanema para atuar como consultor nos projetos do MES e da Cidade Universitária no governo de Getúlio Vargas.

Conhecido como Le Corbusier o arquiteto franco-suíço Charles-Édouard Jeanneret-Gris era o grande nome internacional também foi outra referência de Oscar Niemeyer. O que o diferenciava de Le Corbusier de Niemeyer é que, Le Corbusier, apesar de admirador da beleza das formas em seus projetos recorria a estruturas pesadas, vãos curtos e linhas retas.

Implantando suas referências, mas já aplicando seus próprios conceitos o primeiro projeto construído de Oscar Niemeyer foi em 1937, quando desenha a Obra do Berço, no Rio de Janeiro.

Nos anos seguintes é convidado por Lucio Costa para ir a Nova York com a equipe que projeta o Pavilhão do Brasil na Feira Mundial e conhece Juscelino Kubistchek, inicialmente como prefeito de Belo Horizonte que pede um projeto para criar um bairro de lazer na Pampulha, com cassino, clube, igreja e restaurante. Atualmente um dos maiores pontos turísticos da cidade.

Entre os anos de 1940 a 1955 Oscar Niemeyer seguiu trabalhando em obras de grande relevância nacional e mundial além de se filar ao Partido Comunista, alvo de sua dedicação ao ponto de ir até a Rússia e ser reconhecido por Fidel Castro como um dos últimos comunistas no mundo.

Convidado pelo então presidente Juscelino Kubitschek para projetar a nova capital do Brasil, Niemeyer foi nomeado diretor de Departamento e Urbanismo da em presa responsável pela construção de Brasília a Novacap.

Em 1956 é convidado pelo presidente Juscelino Kubitschek para projetar a nova capital do Brasil, é nomeado diretor do Departamento de Urbanismo e Arquitetura da Novacap, empresa responsável pela construção de Brasília. É encarregado de organizar o concurso para escolha do plano-piloto de Brasília, participando também da comissão julgadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (966.5 Kb)   docx (788.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com