TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha comparativa: Le Corbusier

Por:   •  8/8/2022  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha comparativa: Le Corbusier

Pioneiro no movimento modernista Charles Edouard-Jeanneret-Gris conhecido pelo seu pseudônimo Le Corbusier, ficou conhecido pelo suas táticas envolvendo o concreto armado, e seus processos racionalistas e funcionais.

Foi um dos primeiros a pensar nos automóveis quando estava projetando nas cidades, pensava que os automóveis tomariam o centro urbano e foi o que aconteceu, além de pensar na junção da arquitetura mais engenharia para integração com a natureza. Enxergava uma casa como uma máquina, dizia que era “Uma máquina de morar”, explicava que as máquinas tinham muitas funções além da utilização, e passaram a se tornar uma forma de expressão dos artistas. Le Corbusier conheceu a arquitetura por meio de um de seus professores, antes disso queria ser entalhador e escultor.

Ele viajava muito para reunir conhecimento de diversas partes do mundo, após a Primeira Guerra Mundial atuou na reconstrução das cidades destruídas na França, lançou uma revista quando o mercado estava em baixa e depois lançou um livro chamado “Por uma arquitetura” no qual fala dos fundamentos modernistas. Unités d’Habitation é um projeto de sua autoria que é uma obra de uma sequência de edificações modulares, se localiza em Marsella na França e foi um dos edifícios que foram reconstruídos pós Primeira Guerra Mundial conseguiu realizar o que muitos consideravam uma utopia integrando o ser humano na natureza e no meio. A reconstrução da cidade foi feita seguindo o padrão do corpo humano com espaços verdes no entorno, circulação livre no térreo, e com construções em blocos.

Seu desenho seguia linearmente o formato do corpo humano, seguindo seu Modulor, que era um sistema que tinha como referência as medidas modulares de um ser humano de 1,83m, que na época era a altura média observados pelos estudos divulgados na época. Sendo que o Modulor não queria seguir as medidas comuns e também serviu como fundamentos em diversas teorias, como na proporção áurea e na sequência de Fibonacci. Na Vila Savoye as janelas carregavam modelo de fita e eram uma das características que marcavam a residência com desenho modernista, e foram projetadas com o conceito já apresentado por Le Corbusier de casa como máquina de morar, embora não tenha chegado a realizar tal função depois da reconstrução o governo declarou como patrimônio arquitetônico e a construção seguiu os fundamentos modernistas do seu livro.

Portanto, mesmo não tendo deixado muitos projetos no mundo sendo eles mais de 30, entre esses 17 deles estão na lista de patrimônio da humanidade, declarado pela UNESCO, ou seja, mais ou menos metade(50%) do seu trabalho total foi reconhecido e eternizado e foi um dos primeiros arquitetos que se tornaram “arquitetos- celebridades”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com