TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade Urbana

Por:   •  3/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

SUSTENTABILIDADE URBANA

Masdar a cidade carbono zero

A primeira cidade carbono-zero é uma visão do futuro que está virando realidade em pleno deserto árabe. A cidade se localiza nas areias do emirado de Abu Dhabi, Masdar City quer se tornar um exemplo mundial de comunidade sustentável e auto-suficiente em energia a qual será garantida quase na totalidade por sistema solar.

A cidade é projetada para minimizar distâncias e permitir que a maior parte dos deslocamentos sejam feitos a pé. Ainda assim, ela conta com uma rede de PRTs (Personal Rapid Transportation ou “Transporte Pessoal Rápido”), todos elétricos e auto-dirigidos. E claro, sendo uma cidade carbono-zero, não existem carros.

Quem quiser visitar Masdar deverá deixar o carro do lado de fora de seus muros, em um estacionamento de vários andares. Carros elétricos sobre trilhos circulam toda cidade.

Todas as ruas da cidade contarão com prédios projetados em ângulos que facilitam a criação de sombras e ajudam na manutenção de uma temperatura agradável. A cidade estará livre de congestionamentos, o sistema de transporte, todo elétrico, vai operar no subsolo.

Conta com alto padrão de desenvolvimento urbano, design, tecnologia e, claro, muito verde. A maioria das ruas da cidade, por exemplo, terão apenas 3 metros de largura e 70 de comprimento para facilitar a passagem do ar e incentivar a caminhada.

A iniciativa vai abrigar 1,5 mil empresas de tecnologia limpa, além do já operante Masdar Institute of Science and Technology, uma universidade com foco em pesquisa e inovação, desenvolvida em cooperação com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o Imperial College.

Sua principal característica é a sustentabilidade, incluindo a meta de tornar-se neutra de CO2.

O projeto foi concebido por Foster & Associados e a cidade comportará cerca de 50.000 mil habitantes. As normas e metas são bastante rígidas e seguem rigorosas políticas sustentáveis e ecologicamente corretas.

A eletricidade será gerada por painéis fotovoltaicos, a água será fornecida através de processos de dessalinização e o paisagismo será feito com águas residuais produzidas pela cidade.

O Emirado planeja suprir 7% de suas necessidades energéticas com fontes renováveis em apenas uma década.

Nas construções 95% do alumínio utilizado é reciclado, assim como boa parte do concreto. O aço é produzido na região e a madeira, reutilizada

Masdar, conta com um sítio para produção de energia solar com capacidade de 10MW.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com