TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mobilidade urbana e suas formas de sustentabilidade

Por:   •  12/6/2019  •  Dissertação  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Bruna Gabriela de Araujo Silva   |  Matrícula:  15-93378   |  Data: 10/04/2019

Língua Portuguesa I – Drª Leila Maria Franco

Mobilidade urbana e suas formas de sustentabilidade

Em meados de 1889 surge no Brasil a indústria automobilística, possibilitando novas oportunidades e a facilidade de locomoção nos meios urbanos. Porém, tal novidade chegou acompanhada de diversos problemas, como os gases poluentes que contribuem para o efeito estufa ao liberar dióxido de carbono na atmosfera através da queima do combustível.

 Destaca-se através de dados, o aumento leviano do uso de veículos motorizados individuais e coletivos, que trouxeram consigo os congestionamentos, a grande ocupação das ruas e a poluição, prejudicando assim os usuários de tais meios e também dos demais indivíduos incluídos na sociedade.

Vemos que o meio de transporte menos utilizado são as bicicletas, que convém lembrar, é o meio com maior rentabilidade e inteligível para todos, trazendo poucos gastos, para o desfrutador de tal recurso visto que seu valor é acessível, para o governo pois seu peso leve causa menor destruição das vias e para o meio ambiente devido inutilização de combustíveis, meio ideal para locomoções de grande aspecto como ir ao trabalho, escola e até mesmo atividades do dia a dia que não necessitem de grande carga.

Torna-se evidente, portanto, que medidas são necessárias para melhorar a mobilidade urbana, a fim de beneficiar principalmente as práticas de desenvolvimento sustentável.

Diante disso, é profundamente necessário que a Administração Pública, desenvolva políticas de conscientização e recursos, isso não significa ter que abrir mão de outras formas de transporte, mas, que cooperem para o uso das bicicletas como um transporte alternativo, ações como, facilitar o acesso à espaços de locação e estacionamento de bicicletas, e erigir novas ciclovias afim de em horários de pico, não haverem tantos congestionamentos, desocupando grande espaço nas ruas, e tendo maior praticidade e rapidez. Logo, com o aumento satisfatório do uso das bicicletas para atividades corriqueiras, conseguiríamos menores chances de ficar “preso” no transito por determinado tempo, e maior controle da emissão de gases, além de proporcional um estilo de vida mais saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com