TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE COMPARATIVA MULTITERMINAL DE ESTRATÉGIAS EM SUSTENTABILIDADE URBANA

Por:   •  3/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

DJONATA THIAGO PEREIRA

ANÁLISE COMPARATIVA MULTICRITERIAL DE ESTRATÉGIAS EM SUSTENTABILIDADE URBANA APLICADA AOS BAIRROS DE CIDADE PEDRA BRANCA (PALHOÇA, SC) E VAUBAN (FREIBURG, ALEMANHA)

PORTO ALEGRE

2016

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

DJONATA THIAGO PEREIRA

ANÁLISE COMPARATIVA MULTICRITERIAL DE ESTRATÉGIAS EM SUSTENTABILIDADE URBANA APLICADA AOS BAIRROS DE CIDADE PEDRA BRANCA (PALHOÇA, SC) E VAUBAN (FREIBURG, ALEMANHA)

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina

 de Metodologia de Pesquisa, sob a orientação

 da Profa. Dra. Adair de A. Neitzel

PORTO ALEGRE

2016


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................05
  1. Objetivo Geral............................................................................................06
  2. Objetivos Específicos.................................................................................06
  3. Questão de Pesquisa...................................................................................07

2.  REFERENCIAL TEÓRICO.......................................................................08

  1. METODOLOGIA......................................................................................09
  2. CRONOGRAMA.......................................................................................10
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................11

É necessário encontrar o equilíbrio certo entre o controle

Da experiência espacial e uma liberdade para

Permitir que as coisas aconteçam.

Álvaro Siza

1.  INTRODUÇÃO

A temática utilizada no artigo fica por conta de uma análise comparativa multicriterial de sustentabilidade urbana nos bairros de Cidade Pedra Branca (Palhoça, SC)  e Vauban (Freiburg, Alemanha), percebendo como os intuitos na parte de governança, forma urbana, acessibilidade e mobilidade urbana e consumo e eficiência energética e fornecimento de energia funcionam, levando em conta as dificuldades em fazer o projeto viável.

Os dois bairros foram escolhidos devido a sua interação com o tema de sustentabilidade, que demonstra a qualidade que pode trazer as pessoas e os espaços. O bairro de Cidade Pedra Branca, está em andamento, com a sua previsão de conclusão em 2025. Enquanto que bairro de Vauban foi concluído em 2008.

Foi escolhido o tema devido à importância de trazer o tema à tona, demonstrando suas qualidades e a eficiência que pode trazer para o presente e futuro. A sustentabilidade já é um aspecto de evidência na atualidade e sua utilização se torna de extrema importância, afetando a vida das pessoas e todo o espaço ao seu redor, se tornando, assim, uma obrigação em projetos. No âmbito ambiental, a sustentabilidade também tem pontos positivos, por conta da diminuição de desperdício de materiais e energia e o canteiro de obras limpo que proporciona.

A escolha da temática se deu por conta da valorização que a sustentabilidade deve ter no  presente e futuro, ela é de suma importância e quanto mais ela estiver em evidência, maior será o ganho de qualidade de vida que as pessoas e ambiente ao seu redor terá. No campo profissional de um arquiteto, a sustentabilidade terá um grande foco no futuro, por conta dos recursos do planeta estarem cada vez menores, e com a economia e o retorno que pode ser proporcionado com uma obra sustentável, e com isso o tema acabará se tornando obrigatória. Os estudos nessa área são abrangentes, mas em análises multicriteriais comparativas ainda não existem muitos.

Os aspectos de inovação dessa pesquisa envolve todo o seu âmbito sustentável, que de acordo com a análise dos bairros, observando as qualidades e defeitos do sistema, o seu modelo poderá ser incorporado em outras localidades diferenciadas.

A viabilidade de pesquisa foi possível por meio da autorização do governo dos dois bairros analisados, Cidade Pedra Branca, sendo Palhoça e Vauban, Alemanha. As viagens até o bairro de Vauban se deu por conta de financiamento do governo de Santa Catarina e um apoio foi dado pela Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), assim, podendo buscar mais estudos nessa área trazendo mais visibilidade científica para o país.

Segundo Marins (2016, p. 393),

As áreas urbanas podem ser consideradas sistemas físicos, funcionais e também energéticos, nos quais seus componentes apresentam interdependências que condicionam seu metabolismo, desempenho e eficiência.

1.1 Objetivo Geral

O objetivo do presente artigo é analisar de forma comparativa e multicriterial, estratégias em sustentabilidade urbana, na escala de distritos, bairros e unidades de vizinhança, previstas e implantadas em dois locais selecionados, os bairros de Cidade Pedra Branca (Palhoça, SC) e Vauban (Freiburg, Alemanha).

1.2 Objetivos Específicos

Verificar as fases de planejamento urbano, desde o tempo de execução do projeto que será implantado, o tipo de órgão que irá administrar, até a sua construção e uso.

Descrever o uso e ocupação do solo, assim como as condições gerais de desenho e densidade urbana.

Sinalizar as condições de acessibilidade e mobilidade urbana disponíveis em cada bairro, além de suas conectividades segundo a influência do uso e ocupação do solo e desenho urbano.

Indicar fatores determinantes, níveis de consumo de energia e transporte urbano, além de sistema de geração e fornecimento de energia elétrica e térmica.

1.3. Questão de pesquisa

Quais as estratégias de sustentabilidade urbana que os bairros de Cidade de Pedra e Vauban  apresentam na escala de distritos, bairros e unidades de vizinhança, previstas e implantadas?


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo BATTY (2008, p. “x”) “Cidades e regiões crescem (ou, ocasionalmente, declinam) e continuamente se transformam ao fazê-lo". Isso demonstra que nenhum lugar continua igual como sempre foi, a flexibilidade se torna indispensável nos edifícios e cidade como um todo, tendo que se adaptar as evoluções do mundo, e a sustentabilidade é uma delas, que não deve ser ignorada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com